14 de agosto - dia especial de oração no Ramadã

Desde o dia 20 de julho, muçulmanos de todo o mundo celebram o nono mês do calendário islâmico, conhecido como Ramadã. Esse é um momento sagrado para os fiéis de Alá, pois acredita-se que foi durante esse período que o profeta Maomé recebeu a revelação dos primeiros versos do Alcorão.

Para os muçulmanos, o Ramadã é um mês de bênção que inclui oração, jejum e caridade. Nesta época demonstra-se maior zelo religioso e cuidado com os pobres e marginalizados da sociedade. É um tempo dedicado intensamente à consagração; se alguém comer, beber ou tiver relações sexuais durante este período, deverá alimentar 60 pobres ou jejuar por 60 dias.

Na noite de hoje, 14 de agosto, é celebrado o 27º dia do Ramadã, conhecido como Laylat al-Qadr, que significa Noite do Poder; acredita-se que foi nessa noite que Alá começou a falar com Maomé. No fim do jejum ocorre o Eid ul-fitr, um banquete seguido de três dias de comemoração. É proibido jejuar nesse período, muitos muçulmanos vestem suas melhores roupas; dívidas antigas são perdoadas e é distribuído dinheiro aos pobres. Alimentos especiais são preparados e amigos ou parentes são convidados a partilhar a festa. Presentes e cartões são trocados, algo semelhante ao Natal comemorado nos países do Ocidente.

O Ramadã traz muitas implicações e desafios para as igrejas que estão inseridas no contexto do mundo muçulmano. O fanatismo religioso islâmico vem à tona contra aqueles que professam qualquer outra fé, mas é também para muitos cristãos uma rica oportunidade de testemunhar do amor de Deus e da salvação em Cristo, já que muitos são convidados às festas e confraternizações ao final do jejum.

Os islâmicos creem que nessa noite o céu estará aberto e suas orações serão atendidas. Muitos ficarão acordados durante toda a madrugada orando, lendo e recitando as palavras do Alcorão. Ore para que, especialmente nessa data, Deus se revele para eles através de sonhos e visões.

Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...