Quando Deus diz não

                                                          2 Samuel 7. 12 – 13
Quando a sua
vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele. Será ele quem construirá um templo em honra do meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre.

Num determinado dia o rei Davi disse ao profeta Natã que estava morando em uma casa feita de madeira de cedro, enquanto a arca da aliança estava sendo guardada em uma barraca, o profeta lhe disse que fizesse de acordo com o seu querer, na medida em que Deus estava com ele.

Entretanto, o Senhor, naquela mesma noite, determinou a Natã que dissesse a Davi que não seria ele que construiria um templo para Ele e fala que desde o dia em que tirou o povo de Israel do terra do Egito, não tinha se fixado em templo algum e mais, que nunca tinha questionado a nenhum daqueles que tinha escolhido para governar, o motivo pelo qual nenhum deles tinha tido a preocupação de construir um templo de cedro para Ele.

Então lembra a Davi que o tinha tirado da função de pastor de ovelhas com a finalidade de governar o Seu povo e, por isso, sempre tinha estado com ele, defendendo-o contra todos os seus inimigos e que o transformaria em um rei conhecido em toda a terra e promete a Davi que sempre estaria com ele, protegendo-o de seus adversários e, além disso, quando ele morresse um de seus filhos seria o rei e que o seu reino seria muito forte, arremata dizendo que seria esse filho que construiria um templo para Ele e complementa falando que faria com que seus descendentes governassem para sempre.

O que estamos vendo nesse texto é a intenção de um homem de construir um templo para Deus, em sinal de reverência, de gratidão, de reconhecimento de que o Senhor merecia tudo e ele nada, por isso diz que como poderia ele estar morando em uma casa de madeira e Deus não ter um templo, ou seja, estamos vendo uma pessoa reconhecida com um ótimo objetivo em mente. Entretanto, Deus disse não as suas boas intenções.

O senhor não o recusou, porém o templo não era o que Deus tinha em mente. Deus tinha planos muito maiores para a vida de Davi, e neles, não estava incluída a idéia de construção de um templo, pelo menos naquele momento.

E é isso que muitas vezes não conseguimos entender. Davi não estava de modo algum fazendo algo errado, pelo contrário, as suas intenções eram as melhores possíveis, porém Deus tinha planos maiores para a sua vida. Muito embora o Senhor não estivesse descartando a idéia da construção, fato mostrado na sua intenção de que aquela obra seria feita pelo filho de Davi, quando fosse rei, naquele momento os planos de Deus eram outros e estavam voltados para a vida de Davi e o Senhor mostra isso quando diz que, até aquele momento nunca tinha cobrado de nenhum de seus eleitos uma construção como essa, por isso poderia ficar para mais tarde, já que agora a prioridade era outra, ou seja, o rei deveria estar voltado para as coisas que se encaixassem dentro do Seu plano, o templo poderia esperar.

Então, a pergunta que precisa ser feita é a seguinte: “Como reagimos quando Deus diz não às nossas intenções”? A resposta é que na maioria das vezes muito mal, porém esse texto nos mostra que quando Deus não está concordando com os nossos planos, não significa que Ele está nos rejeitando, muito pelo contrário, Ele pode estar preparando algo muito mais grandioso para nossas vidas, coisas que nem fazemos idéia.

Por isso, se por acaso você que está lendo esse texto, teve alguma de suas intenções bloqueadas por Deus, não desanime, não perca a esperança, pois não temos a menor idéia do que o Senhor está preparando. Ele pode estar preparando o mesmo desfecho que deu ao rei Davi para as nossas vidas.

Gospel +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...