Saiba como Ler mais Rápido e Absorver Melhor o Conteúdo

Leitura dinâmica (também chamada leitura rápida) obtém muitas técnicas que procuram aumentar a velocidade da leitura, preservando o entendimento e as informações adquiridas.



Há muitas técnicas diferentes de leitura dinâmica. Alguns falam que a leitura tem três etapas: ver, pronunciar e compreender. E sugerem que retire uma das três. Para preservar o entendimento, a etapa que poderia ser retirada é a pronúncia, tanto vocal como mental.



Método utilizado por alguns programas para aumentar a leitura. O treinamento seria os participantes acompanhar com os olhos os objetos em movimento na tela.

Alguns métodos usados são leituras de grupos de palavras, ao invés de palavra por palavra. O cérebro atende de maneira adaptável aos incentivos que ganha. Se você por vários anos, só lê devagar, os incentivos vai sendo remetidos ao cérebro em baixa velocidade, e este atende de maneira lenta.

Na leitura dinâmica, os incentivos são remetidos mais rápido para o cérebro, aumentando a velocidade de pensar.

O uso de um cronômetro para marcar o tempo da leitura, determinando uma meta mínima para se realizar num limitado tempo, pode auxiliar a diminuir o tempo de leitura aos poucos. 

Para pessoas com problemas de leitura, é recomendado 20 linhas por minuto, realçando a importância da respiração e da postura. Para os mais práticos é recomendado 40 linhas por minuto, alcançando o dobro desse número para pessoas preparadas. 150 linhas por minuto é a velocidade do leitor mais rápido do mundo em língua portuguesa.

Skimming é uma técnica de leitura dinâmica que envolve a busca visual de frases numa página para achar pistas para o significado. Para alguns, isso é comum, mas é obtida pela prática. O skimming é mais popular em adultos do que crianças.









Veja as 05 Dicas para Ler bem Rápido e Entender Melhor o Conteúdo!

1. Sem Barulho
Você tem que ler em um lugar sem barulho e não pode ser na frente da TV ou do computador. Isso tira a sua concentração.

2. Faça seu Tempo
Marque quanto tempo está levando para ler um número de palavras. Regularmente lemos 150 palavras por minuto, com 60% de proveito, mas com o processo dinâmico pode-se ampliar para 800 palavras por minuto.

3. Use os dedos
Usar o dedo para conduzir a linha da escrita, impede que você se perca e que perca tempo. Também não é recomendado ler movendo a boca.

4. Focar
Depois de um tempo seus olhos aprenderão a focar em um só ponto da palavra. Desse modo, você passa a ver o texto como um artigo de pensamento e não uma ordem de letras.

Vai perceber as ideias centrais do texto.

5. Mudar o Tipo de Leitura
Inicie com leituras fáceis, como revistas. Devagar vai trocando o tipo de texto. Você deve memorizar alguns textos mais simples, em seguida passe para notícias e depois busque leituras mais densas, como os clássicos de literatura.

2 comentários:

  1. Parabéns pelas Dicas, o blog é super legal! Vou compartilhar com certeza.
    #Prof Rosi Feliciano #Emagrecer #Emagrecer com saúde

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas Dicas, o blog é super legal! Vou compartilhar com certeza.
    #Prof Rosi Feliciano #Emagrecer #Emagrecer com saúde

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...