"Fim dos tempos" Inundações deixam mortos e dezenas de desaparecidos no Japão

Pelo menos três pessoas morreram e 26 são procuradas pelas autoridades
As equipes de resgate trabalhavam nesta sexta-feira (10) para socorrer centenas de pessoas bloqueadas na cidade japonesa de Joso após a cheia de um rio, provocada pelas chuvas torrenciais da semana, que deixaram pelo menos três mortos e 26 desaparecidos.

As chuvas provocaram a cheia de outro rio nesta sexta e uma cidade mais ao norte também ficou inundada.

As autoridades mobilizaram quase 5.800 soldados, policiais e bombeiros nas áreas inundadas. Outros 500 funcionários prosseguiram com os trabalhos durante a noite, segundo o canal público NHK.

Em Joso, os helicópteros dos bombeiros, da polícia, do exército e dos canais de televisão sobrevoavam o rio Kinugawa, que registrou uma intensa cheia na quinta-feira e inundou parte da cidade de 65.000 habitantes, que fica 60 km ao norte de Tóquio.

Vinte e seis pessoas estão desaparecidas, incluindo uma criança de oito anos, e sete ficaram feridas, segundo a prefeitura de Ibaraki.

A cheia de outro rio nesta sexta-feira em Osaki, no município de Miyagi, provocou uma ordem de retirada de mil habitantes de um bairro.

As imagens da TV mostram as cidades de Joso e Osaki inundadas, com a água atingindo em alguns casos o primeiro andar de edifícios.

O alerta de nível máximo segue em vigor nas regiões, que foram muito afetadas pelo tsunami de 11 de março de 2011.

O tufão Etau, que atingiu o Japão na quarta-feira, se deslocou para o Mar do Japão, mas as chuvas intensas persistem no arquipélago.

CpadNews/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...