Davi x Golias: Record é beneficiada por torcida contra a Globo

Nota-se uma vibração na internet toda vez que a novela Os Dez Mandamentos bate novo recorde de audiência (e isso tem acontecido semana após semana).

Na noite de sexta-feira (11) houve furor nas redes sociais quando a trama bíblica venceu por alguns minutos, de acordo com dados prévios do Ibope, A Regra do Jogo, grande aposta da Globo para recuperar a faixa das 21h.

É inegável a existência de ruidosa torcida contra a Globo. Ou melhor, contra o que a emissora representa: poder, liderança, status teoricamente inatingível, superioridade quase irreversível.

Como quase tudo o que chega ao primeiro lugar, a emissora da família Marinho coleciona uma legião de desafetos anônimos que a atacam pelo simples fato de ela estar lá, no topo.

Outros críticos do canal a desaprovam por razões concretas: a posição política (assumida ou não) de seu telejornalismo, o liberalismo nos costumes em sua teledramaturgia, o poder de influência sobre significativa parcela da população, e por aí segue.

Essa animosidade contra a toda poderosa Globo faz com que, mesmo quem não seja tão fã da Record, compartilhe notícias favoráveis à vice-líder, assim como dê eco às manchetes negativas sobre a ex-Vênus Platinada.

Na prática, a Globo ainda mantém uma posição confortável no ranking de audiência. A média diária de ibope do canal é de 14 pontos. A Record registra 8. O SBT, 7.

O excelente desempenho de Os Dez Mandamentos ressuscitou a força da teledramaturgia da Record. A emissora não provocava tanto barulho desde a trama de ficção científica Os Mutantes: Caminhos do Coração, exibida entre 2008 e 2009, que chegou a marcar 24 pontos de média.

Empatar ou até pontuar acima do novelão das 21h da Globo era algo improvável para a emissora dos bispos até meses atrás. Hoje, a Record é um concorrente forte da Globo na principal faixa do horário nobre — a vitrine preferida dos maiores anunciantes.

É como se assistíssemos a um embate entre Golias e Davi. Porém, caso a Record um dia se torne a gigante entre as redes de TV brasileiras, também será alvo fácil de pedradas, assim como a Globo tem sido atacada nas últimas décadas.

terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...