“Pastor” imagem de Super Homem?

"Então Deus me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (Apóstolo Paulo - II Coríntios 12:9)
Assim como toda criança tem seu super herói, muitos crentes vêem a figura do Pastor como alguém imbatível, imaculado, forte, sobrenatural, perfeito. Isso gera uma certa expectativa em algumas ovelhas e elas começam a seguir o “homem”. Na ótica humana é até natural, pois algumas pessoas necessitam de um líder para seguir, criam até um “fã” clube.

Muitas ovelhas não conseguem entender que o pastor é um homem natural, sujeito às mesmas paixões do que as ovelhas.

A primeira demonstração da parte do pastor de fraqueza, ou irritação já é motivo de desconfiança de suas ovelhas e começam as críticas.De fãs passam a serem oposição, tudo que o pastor faz é motivo para críticas e falatórios.

Faço uma pergunta ao querido irmão: Em nossa visão humana o que o pastor tem de diferente das suas ovelhas? Talvez a resposta seja única; Teologia, liderança e chamado.

Faço a segunda pergunta: E diante de Deus, como Deus vê a figura do pastor? Respondo: Alguém responsável pelas ovelhas, que dará conta a Deus de cada uma. Perceba que a responsabilidade aumenta, e isto gera uma carga sobre os seus ombros que cada dia se não tiver ajuda ,o pastor desmorona, pois ele é de carne e osso.

O pastor erra, o pastor se irrita, o pastor tem momentos de fraqueza e se não vigiar, também cai como qualquer ovelha. O pastor adoece, o pastor chora, o pastor sofre, o pastor tem problemas familiares, em fim: Pastor, é um homem carente de cobertura espiritual.

Quanto mais influente o pastor seja, conhecido na mídia e nos meios de comunicação, mas é frágil a sua situação, pois o diabo o tem como “alvo” constantemente, pois o inimigo sabe que se derrubá-lo, muitos caíram também, justamente aqueles que o segue.

O pastor não é Super Homem
Conhecemos várias histórias de Pastores, líderes que caíram por acharem ser realmente digno de toda glória e honra, se achando imbatíveis. E o pior que todos os seus seguidores se dispersaram juntamente a ele esvaziando a comunidade que faziam parte.

Tal foi à decepção por verem aquele homem “ícone” evangélico desabar por um simples detalhe: “adultério”. Até hoje, conheço histórias de alguns irmãos que estão em casa e não vão mais à igreja e dizem: Eu não confio mais em pastor.
Cristo é o Herói, Ele é forte, Ele é a Estrela. Ele é o nosso Deus, devemos a Ele toda honra e glória.
Todo o sucesso do pastor está em reconhecer a sua dependência do Espírito Santo e saber que sem a presença de Deus, ele não é nada apenas mais um entre a multidão. Todo o pastor deve estar escondido à sombra da cruz.

Sabemos que o pastor não agrada a todas as ovelhas, existem diversidades de opiniões e de incredulidade. Quando você vê algumas ovelhas falando mal de seu pastor, pergunte para ela: Você tem orado por seu pastor?

Em vez de Super homem, o apóstolo Paulo no texto base desta mensagem diz: Deus escolheu as coisas fracas e loucas deste mundo, para confundir as sábias e as fortes I Coríntios 1:27.

E o resultado final, que ninguém se glorie nele mesmo e sim em saber que a força vem de Deus.

As ovelhas e a cobertura espiritual aos seus líderes.
Sabemos que os pastores dependem das nossas orações para uma cobertura espiritual. Lembra de Moisés? Veja abaixo:

Êxodo 17:11 “Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque”.

O que aprendemos com esta historia? Que cobertura espiritual é um assunto muito sério na Bíblia.

Deus estabeleceu guias para o seu rebanho, não Super Homens. Colocou sobre eles uma unção, deu-lhes autoridade sobre o inimigo e ordenou que as ovelhas andassem obedientes debaixo de sua direção:

“Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros” (Hebreus 13.17).

Este é o lugar que elas têm de segurança, prosperidade e frutificação abundante. Moisés é um dos mais completos pastores que encontramos na Bíblia, um verdadeiro modelo de líder. Sua intimidade com Deus, seu coração de intercessor e sua autoridade espiritual são uma inspiração irrefutável.

Então concluímos a nossa mensagem conclamando as ovelhas segurarem os braços de seu pastor.

Assim seremos vencedores, faça esta cobertura espiritual ao seu pastor e verás que quando ele pensar ser “fraco”, aí ele é forte. II Co 12:9, 10, pois estás orando, intercedendo a Deus por seu Pastor.

Lembre-se seu pastor não é super homem.

Por Josiel Dias

3 comentários:

  1. Olá querido irmão em Cristo.
    Vim retribuir sua visita ao Louvor a Deus e conhecer o seu blog.
    Gostei muito, resolvi segui-lo TB.
    Graça e paz com o Senhor!!!
    Eliane

    ResponderExcluir
  2. Hola bendiciones, les saludo de El Salvador, me llevo su banner para enlazarme es una bendición para mi, soy su seguidora también. Abrazos. Dios les bendiga.
    www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo irmão Josiel Dias,
    Saudações fraternas em Cristo!

    Venho agradecer-lhe gentilmente, a visita que fez ao meu Blog "Flor de Farinha".
    Deixo aquí minhas impressões e pensamentos sobre este tema tão "sobrehumano", que é o de super homem. Sim,na verdade algumas vezes alguém compara nosso querido pastor com um super homem; e outras vezes, deixa de usar dos poderes,dons, direitos e privilégios que um filho de Deus possui.

    Bem, vejamos por exemplo:
    1) O super homem não é deste mundo;
    Nós não somos deste mundo!
    2) O super homem voa;
    Nós, um dia, (no arrebatamento) também voaremos, e,quem sabe na continuidade desta vida em outro lugar, também voaremos! Lembra da música: "...vou voar, nas asas do Espírito...?"
    3) A Kriptonita faz mal, e enfraquece o super homem;
    O pecado enfraquece e faz muito mal ao homem: leva-nos até à morte!
    4) O super homem tem visões extras;
    O homem foi agraciado com o dom da visão!
    5) O super homem tem um pai que o ouve sempre;
    O homem sempre tem Deus-Pai que o ouve sempre!
    6) O super homem é incompreendido e perseguido;
    O homem cristão é sempre incompreendido e perseguido e injustiçado!
    7) O super homem conhece os pensamentos dos humanos;
    Deus sempre conhece nossos pensamentos!
    8) O super homem veio de cima:
    Jesus veio de cima, do céu,do Pai!
    9) O super homem vem em socorro dos humanos;
    Deus sempre vem em nosso socorro!
    10) O super se entristece pelos humanos;
    Deus chora pela salvação dos homens!
    11) O super homem não quer ver ninguém em perigo;
    Deus limpa nossos caminhos dos tropêços!
    12) E assim vai...

    ...Eu tenho toda a serie do filme super homem, e quando tenho oportunidade, também uso este tema para pregar aos ouvintes!

    Parabéns pelo texto! Excelente!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...