Grupo faz “Consulta Nacional” para envolver evangélicos na política

Rede Fale quer saber como os evangélicos devem se envolver na onda de protestos civis.
A Rede Fale se propõe a engajar os evangélicos em muitas das discussões politicas que afetam a sociedade como um todo. Usam como base para isso, entre outras passagens, o versículo de Amós 5.24: “Corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene!”.

Cerca de dois meses depois do início dos protestos que levou para a rua moradores de mais de 300 cidades brasileiras, querem discutir como a igreja evangélica brasileira deve se engajar. A Fale lançou o desafio “É hora de ser voz profética e participar!” Afinal, já está prevista uma nova “onda” de protestos a partir de 7 de setembro.

Na tentativa de fazer o que chamam de “Consulta Nacional às Igrejas”, a Rede está promovendo em São Paulo o seminário “Evangélicos, democracia e participação” . O evento acontecerá hoje (14) e será debatido via internet com evangélicos do Brasil todo pela internet.

O site da Rede Fale traz a seguinte mensagem “As igrejas evangélicas têm a oportunidade de contribuir com esse amplo debate de forma organizada e a partir das bases: refletindo, orando e agindo conforme suas possibilidades. Essa é uma oportunidade única de unirmos forças com a população que foi às ruas para sermos participantes e responsáveis pelos rumos de nosso país. Entre 14 de agosto e 15 de setembro convide nossos irmãos e irmãs para conversar sobre este momento especial”.

Com isso, os seus membros e interessados podem dar opiniões sobre o envolvimento da igreja brasileira nas discussões sobre “que tipo de sociedade estamos construindo e que tipo de democracia queremos”.

Essa Consulta Nacional, como é chamada, tem o apoio de Organizações cristãs conhecidas por seu envolvimento em questões polícias e sociais. São elas: Visão Mundial, TearFund, Aliança Evangélica, RENAS, Fraternidade Teológica Latino-americana, Evangélicos pela Justiça e o Conselho Latino Americano de Igrejas.

Um dos seus objetivos com essa iniciativa é rever o tradicional ditado “crente não se mete em política”. Afinal, o envolvimento político dos evangélicos tem disso cada vez maior, embora nem sempre seja visto como positivo pela sociedade. Além disso, nos últimos anos não são raros os escândalos envolvendo os políticos pertencentes a chamada “Bancada Evangélica”. Os organizadores da Consulta querem estabelecer junto ao povo evangélico, “um novo olhar sobre as Escrituras para compreender que valores e ensinamentos bíblicos poderiam orientá-la”.

Recentemente, a rede Fale fez uma petição pedindo que deputado Marco Feliciano não presidisse a comissão de Direitos Humanos da Câmara, participou de reunião com Dilma Rousseffe lançou uma campanha para que os cristãos não aceitassem o “voto de cajado”.

Os interessados nesse evento podem obter mais informações e participar dos debates na página da Consulta no Facebook e acompanhar debates sobre os diferentes temas da Consulta no Youtube. Com informações de evangelicosparticipacao.org.br.

GP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...