“Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”

Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã.Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. “Em vez disso, devíeis afirmar: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Tiago 4:14-15

Todos os dias fazemos muitos planos, fazemos muitos projetos, o texto base dessa devocional nos mostra claramente que nossa vida, nossos planos e projetos passam pelo controle e aprovação de Deus. 

É tolice pensar que temos em nossas mãos tais controles, não temos nem poder sobre nossa própria vida, pois até o fôlego de vida vem de Deus e se Ele nos privar disso, morreremos. Veja o que diz o salmista sobre esse assunto: “Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó”. Salmos 104:29

Querendo Deus, faremos isso ou aquilo! Querendo Deus estarei lá, se Deus quiser e permitir viajarei! Quantas pessoas projetam algo, mas de uma forma inesperada todos os seus projetos são interrompidos. No ano passado perdi dois de meus colegas de trabalho em dois dias, um em uma quarta feira e outro no dia seguinte, quinta feira. Isso me fez refletir muito sobre quem somos, e que hoje existimos, mas amanhã quem sabe seremos saudades.

Entre esses dois colegas de trabalho que se foram, destaco ‘ uma pessoa ‘ pela forma que se foi. Essa pessoa tinha um cargo alto em nossa empresa. Estava passando um sério problema de saúde, e o seu caso requeria uma intervenção cirúrgica. Feitos todos os exames, inclusive o “risco cirúrgico”, operaria em uma quinta feira. 

Mas, contudo, todavia, na madrugada da quinta, horas antes da internação, seu coração parou… Infarto fulminante! Que pena! Todos exclamaram, ela resolveria o grave problema naquele mesmo dia. Mas não deu tempo. Seus projetos e planos foram tragicamente interrompidos.

O outro colega também trabalhou normalmente conosco, riu, brincou, cumpriu seu horário de trabalho habitual, mas à noite após sair do trabalho foi ao ensaio de sua escola de samba favorita e enquanto sambava alegremente, também foi cometido de um infarto fulminante, ali mesmo na quadra da escola de samba. 

Com certeza meus amigos tinham muitos projetos, muitos planos, sonhos, mas jamais eles poderiam imaginar o que ocorreria em pouco tempo. Somos como uma nuvem; em um momento estamos em evidência, mas em poucos minutos podem soprar os ventos e nos desfazemos como as belas nuvens. “Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir”. Jó 7:9

Ninguém fica sabendo que vai partir no dia seguinte. Por isso devemos estar preparados.

Quantas histórias como essa se espalham todos os dias não é mesmo? Talvez você que está lendo essa reflexão sabe de algo semelhante de alguém próximo de você que precocemente se foi. Pessoa que ontem estavam conosco, mas hoje são eternas saudades. Não é porque nós nunca saberemos o dia certo de nossa partida que ficaremos pensando no amanhã. Devemos viver uma vida na dependência de Deus sabendo que tudo está no controle até nossa vida.

Faz sentido o que Jesus diz em Mateus 6:34 “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.

Não há nada de errado fazer planos e projetos, não há nada de errado sonhar, projetar. O problema é quando eu ponho toda minha confiança em mim mesmo, no meu dinheiro achando que tenho em minhas mãos o poder sobre minha vida ou saúde e isso me garante muito tempo de vida. Jesus certa ocasião falou exatamente isso para uma pessoa que ele o chama de louco veja:

“E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” Lucas 12:19-20

Perceba que Jesus faz menção a “esta Noite”. “Louco! esta noite te pedirão a tua alma; Talvez você esteja perguntando por que Jesus falou de noite? Aquele “louco” não poderia partir durante o dia? Claro que sim! A palavra noite está relacionada no “inesperado, imprevisível”. 

Algo que poderá acontecer a qualquer momento pelo qual não esperamos. Quantas pessoas fazem planos contando apenas com o que possuem, achando que sua fortuna, sua bela saúde garantirá acordar no dia seguinte? Dormem confiando em seus celeiros, em suas riquezas e dizendo: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.

Quem garante o amanhã? Quantas pessoas dormem e não acordam mais? Até hoje as palavras de Jesus ecoam; Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

Entregue sua vida nas mãos daquele que pode tudo, entregue seu futuro em suas mãos, pois “Se Ele quiser amanhã se realizará” Hoje pela misericórdia estamos todos aqui vivos, mas amanhã não sabemos se acontecerá o que planejamos. Se Deus quiser amanhã aqui estaremos…

Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Tiago 4:14

Viva cada minuto com excelência. Ame mais, afague mais, sorria mais, abrace mais, perdoe mais, viva cada minuto, cada segundo como se o amanhã não existisse. Deixe o amanhã nas mãos daquele que tem soberania e poder. Sonhe ouse sonhar, mas antes diga: Se Deus permitir, realizarei por sua vontade soberana meus projetos, meus sonhos.

Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou. Salmos 3:5




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...