Uma criança chinesa que nasceu com crescimento desordenado de sua cabeça se tornou a primeira no mundo a ter seu crânio reconstruído por uma impressora 3D.
Han Han, de 3 anos, nasceu com uma condição rara que fez com que sua cabeça crescesse até quatro vezes o tamanho normal.
Isso o colocou em risco de ficar cego e até mesmo de ter vermes infestando seu cérebro, o que poderia ser fatal.
Mas agora o paciente passou por uma cirurgia de 17 horas, onde espera ter uma recuperação completa e levar uma vida saudável.
Han Han, de 3 anos, criança chinesa que nasceu com crescimento desordenado de sua cabeça se tornou a primeira no mundo a ter seu crânio reconstruído por uma impressora 3D.
A criança nasceu com hidrocefalia – onde ocorre um acumulo de líquido no cérebro.
Mas sua condição estava tão avançada que o líquido encheu 85 por cento de seu cérebro – tornando seu crânio quatro vezes maior do que deveria.
A pressão pelo excesso de líquido poderia danificar o cérebro.
Antes de se submeter à cirurgia, Han Han, havia apresentado problemas de saúde, com falta de sangue chegando ao cérebro, por exemplo.
O paciente lutava para conseguir levantar a cabeça de seu travesseiro, já que ela pesava mais que a metade de seu corpo.
Após a família ser avisada que o crânio de Han Han poderia se romper a qualquer momento, resolveu correr contra o tempo e realizar a ação.
Só que eles não tinham dinheiro para pagar o complexo tratamento que a criança precisava, algo entre R$ 200 mil a R$ 250 mil.
Graças a doações de amigos e familiares, uma parte do dinheiro foi arrecadada.
A mãe da criança a abandonou quando ela tinha 1 ano de idade, e o pai, Chen Youzhi, trabalhava basicamente para conseguir comprar remédios anti-inflamatórios.
A bondade de estranhos acabou ajudando no tratamento à criança, que finalmente foi submetida ao procedimento que vai mudar sua vida.
A operação aconteceu em um hospital na Província de Hunan, centro da China.
Os cirurgiões usaram a tecnologia de impressão 3D para criar um crânio de liga de titânio, e, com sucesso, o colocaram na cabeça de Han Han durante uma operação de 17 horas.
Antes da cirurgia, os médicos tinham usado tomografia computadorizada e dados 3D para criar três implantes de titânio de crânio que, combinados, poderiam substituir toda a parte superior do crânio do paciente.
Durante a operação, o couro cabeludo e o crânio de Han Han foram removidos. Seu cérebro foi então reposicionado e o enorme volume de excesso de líquido foi drenado.
A operação foi um sucesso e, após a cirurgia, Han Han abriu imediatamente os olhos e respirava sem ajuda de aparelhos.
Enquanto ele crescer os implantes de titânio vão se moldando nos ossos para reforçar a parte superior de seu crânio.
Os médicos afirmam que a criança terá uma recuperação completa.
Fonte: DailyMail
Nenhum comentário:
Postar um comentário