A Páscoa Moderna






Talvez a Páscoa Moderna tente ser uma mistura das páscoas judaica, cristã, pagã e etc. Ao mesmo tempo em que tenta aproximar as pessoas de Deus, as afastam, pois apresenta um mercado capitalista, cheio de contos e histórias que envolvem a tradição pagã com o cristianismo.



Os símbolos da Páscoa Moderna
1- Ovos de chocolate- A bíblia não comenta qualquer coisa sobre o assunto. A tradição explica que o ovo representa a criação e a fecundidade, são de chocolate porque os antepassados acreditavam que o chocolate era comida dos deuses.

2- Coelhos - Por ser animal dócil, rápido e de fácil reprodução, alguns chegam ao absurdo de dizer que é um símbolo cristão e indica a rápida propagação que teve o evangelho no mundo antigo. O único animal mencionado na bíblia no período da páscoa é o Cordeiro.

3- Peixe- É um dos símbolos mais antigo dos primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador: ICTYS: Jesus Christus Teós Yiós Soter. Assim, nas casas, nas roupas, nas conversas e nos túmulos, a figura e a palavra peixe passaram a ocupar um lugar de destaque. A relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a Ressurreição, estarem sempre ligadas à presença do peixe (João 21:9, Lucas 24:42-43).

Quanto ao fato de não comer carne, isso deriva da prática Católica Romana de jejuar durante a Quaresma, e que acabou sendo reduzida apenas à sexta feira santa.

Antigamente, a abstinência da carne vermelha era motivada pela mesma ser um luxo e o peixe uma comida popular. O que tem acontecido em nossos dias é uma grande exploração do mercado de peixe. A bíblia não faz nenhuma menção sobre o assunto especifico, portanto não há restrição para comer carne vermelha na semana chamada “santa”.

Conselhos Bíblicos-
“Vocês morreram com Cristo e por isso estão livres dos espíritos maus que dominam o Universo. Então, por que é que vocês estão vivendo como se fossem deste mundo? Não obedeçam mais as regras como estas: “ Não toques nesta coisa”, não prove aquela”, “não pegue aquela. Todas estas proibições têm a ver com coisas que se tornam inúteis depois de usadas. São apenas regras e ensinamentos que as pessoas inventam”. Cl 2:20-22) e “Portanto, quando vocês comerem, ou beberem, ou fizerem qualquer outra coisa, façam tudo para a gloria de Deus” I Co 10:31.

O verdadeiro sentido da Páscoa tem se perdido ao longo dos tempos, devido ao capitalismo e as tradições religiosas sem sentido, as pessoas têm seguido rituais sem qualquer questionamento. É chegada a hora de questionarmos algumas atitudes e seguirmos a verdade.

Por; Pr. Ialan Jay de Sá Cavalcante.

Um comentário:

  1. Vim conhecer o seu blog, só comecei a ler os textos e amei! Depois voltarei com mais tempo... Gostei muito das listagens! Deus te abençoe. http://mulheresnopeniel.blogspot.com

    ResponderExcluir


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...