Papa se reune com evangélicos e fala de ecumenismo

O papa Bento XVI disse nesta sexta (23/09) que as igrejas cristãs históricas estão "perplexas" e preocupadas com o avanço das igrejas pentecostais. Joseph Ratzinger convidou os protestantes a trabalhar junto com os católicos para testemunhar a fé em um mundo secularizado.
Joseph fez esta declaração em um encontro com os representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã (EKD) em Erfurt, cidade onde Martinho Lutero (1483-1546) foi ordenado sacerdote católico em 1507, antes de liderar a reforma protestante, em 1521.
Foi por vontade de Bento XVI que o encontro aconteceu no antigo convento onde Lutero estudou. De acordo com o Papa, a única paixão e o centro da vida de Lutero foi Deus. O Papa defendeu que o mais necessário para o ecumenismo é não perder essas coisas que as religiões têm em comum.
"A coisa mais importante para o ecumenismo é que, pressionados pela secularização, não percamos as grandes coisas que temos em comum, aquelas que nos fazem cristãos e que temos como dom e tarefa", afirmou.
O pontíficie revela preocupação com avanço de igrejas pentecostais. (Div/Revista Veja)
O Papa Ratzinger afirmou que o cristianismo mudou muito nos últimos tempos, este fenômeno das igrejas pentecostais mundiais traz uma fé com pouca densidade institucional, pouca bagagem racional e pouca estabilidade. Após o encontro, Bento XVI e os líderes religiosos protestantes fizeram uma celebração ecumênica, quando um bispo evangélico leu o salmo 164 na tradução feita por Lutero, na qual expressa a vocação cristã comum para louvar a Deus.

Fonte IEQ- Américo Brasiliense

Um comentário:

  1. É uma pena que o motivo da "união" proposta é apenas a conveniência, num momento em que as 2 correntes enfrentam dificuldades.

    O problema é que não basta apenas adorar ao Senhor Deus. Ele deve ser o ÚNICO a ser louvado e adorado. Isso exclui qualquer outro tipo de ídolo: estátuas, santos, profetas, pastores, bispos, papas, dinheiro, música.... enfim, é de se perguntar se a nossa adoração tem se dirigido exclusivamente a Javé, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

    Até mais,
    João.
    crucificadocomcristo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...