O tom do debate pode ser um desserviço à igreja

“Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs”. Tito 3:9

As redes sociais estão recheadas de discussões sobre pensamentos, doutrinas, teses, dogmas entre os Calvinistas e Arminianos. Eu fui convidado para fazer parte de um grupo de Calvinistas onde percebi que tudo que se postava por lá terminava em brigas e falta de respeito com os Arminianos. Aí você me pergunta: O que faz um Arminiano em um grupo radical de Calvinistas?

Boa pergunta, eu penso que até certo ponto essa discussão tem algo de positivo, pois nos estimula a estudar sobre as doutrinas Calvinistas e questionar alguns pensamentos Arminiano. Até passamos a estudar mais profundo as escrituras. Mas o que tem de negativo, são os extremistas de João Calvino, onde querem impor sem dó nem piedade seus dogmas impondo que somente eles interpretam melhor as sagradas escrituras.

Algo que deveria até certo ponto ser edificante para o nosso crescimento espiritual acaba sempre em guerras, intolerância ao pensamento contrário.

Como Arminiano em minha breve participação nesse grupo, já fui até convidado por esses extremistas a se retirar do grupo, pois fiz uma pergunta contrária o que eles defendem.

Em uma pregação do Bispo Walter McAlister em seu canal no youtube, falou algo interessante: Dizia ele: “O tom do debate pode ser um desserviço à igreja” completa ele: Quando algum jovem descobre as doutrinas da graça e vira um Calvinista, ele deveria ficar preso em uma jaula pelo menos um ano, para amansar, pois ele fica muito marrento.

Conclui McAlister: eu vejo discussões por pessoas poucos espirituais discutindo coisas totalmente espirituais.

Já pensou se o tempo que levamos discutindo assuntos que nem mesmo a Bíblia deixa claro, usássemos temas falando de PECADO, arrependimento, salvação? Porque em vez de tanta briga boba, discussão sobre se Adão tinha umbigo ou não, falássemos mais de JESUS?

É valido participarmos de grupos assim? O que a Bíblia nos instrui a respeito?
Eu creio que sim, o que não pode é um determinado grupo ficar brigando querendo impor seus pensamentos a força e de goela abaixo ao outro grupo contrário.
Não vejo nenhum problema em estudar algo que talvez você a vida toda foi ensinada diferente. Isso gera perguntas; perguntas requer resposta; quando não se tem respostas, buscamos direto na fonte que é a Palavra de Deus. Mas somos também aconselhados a não entrar na pilha, não entrar em guerras intermináveis de assuntos nada edificantes.

“Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs” (Tito 3:9). Fica então o conselho, fujam dessas questões loucas que geram contendas e discórdias.
Nessa discussão toda, perde aquele que entra em tais grupos ou nas redes sociais tentando conhecer mais sobre o Cristianismo, querendo entender a mensagem, de salvação. Perguntamos: Como um não cristão vê a questão de brigas e contendas entre os próprios discípulos de Cristo?

Uma frase que sempre me faz refletir: “Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras.” ― Francisco de Assis

O que adianta ter ‘tanto conhecimento’ teológico e na prática não vivermos o que pregamos? Eu creio que perdemos muito tempo em discussões bobas, que não nos levará a nenhum lugar. Creio que o momento é de pregarmos o Evangelho simples e puro. Não podemos representar a Cristo sendo Ele o príncipe da Paz se estamos em guerras entre nós: “Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13:35).

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hebreus 12:14

Um conselho aos Calvinistas e aos intolerantes religiosos:

Mas tolerância entre vocês, lembrem sempre que estamos rodeados de uma grande nuvem de testemunhas. Não tentem mostrar, ou declarar algo que nem mesmo a Bíblia declara ou mostra. Fujam das contendas, dos debates, de questões loucas, que mais escandalizam do que edificam…

“Preguem o Evangelho em todo tempo. Se necessário, usem suas palavras.” Seus conhecimentos…. Lembre-se que no céu não vai haver nenhum tipo de separação, estaremos juntos, sejam Calvinistas, Arminianos, Tradicionais, Reformados, Pentecostais,

Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros (Jo 13:35).
Para nossa REFLEXÃO: “Será que estamos vivendo como a verdadeira noiva de CRISTO?

Por Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...