Existe a tradição de dois "santo" sepulcro de Jesus em Jerusalém, um católico e outro evangélico, qual é o verdadeiro? Parte 3

..........Anterior a descoberta de Gordon, ou seja, anterior ao ano de 1883, a comunidade Evangélica juntamente com a Católica visitavam um único local em Jerusalém, onde ainda hoje esta o sepulcro dito Católico, terreno descoberto pela Imperatriz Helena como o local verdadeiro, e portanto, compartilhavam pacificamente o interior da igreja construída por ela e que guarda em seu interior não apenas o túmulo de Jesus, mas centenas de sepulcros da mesma época. 

A comunidade evangélica, após esta incrível "descoberta" de Gordon, deixou de visitar o sepulcro de Helena conhecido hoje como santo sepulcro CATÓLICO.

Na realidade não existe evidencia alguma que coloque este local como sendo o local da sepultura de Jesus. As publicações a favor carecem de clareza, omitem outras, distorcem a realidade dos fatos para sustentar o que nenhum arqueólogo, escritor, ou pesquisador de renome sustenta tal possibilidade, a não ser que este pesquisador, escritor, etc., seja de formação evangélica, incluso ai o escritor e colunista Batista inglês Andrew Norman Wilson, que escreveu sobre o assunto defendendo Gordon. 

Qualquer publicação sobre o assunto que defenda o local geralmente é de autoria de pastores ou de editoras e entidade ligadas a movimentos Evangélicos - nada contra, apenas pautando pela informação correta percebo que estas publicações sequer cita o sepulcro de Helena e sua historia, e quando faz são citações claramente tendenciosas.

Já entrevistei guias locais em Israel sobre o tema, sempre faço a mesma pergunta em particular longe de turistas: "Na sua opinião entre os dois sepulcros, qual é o que tem mais probabilidade de veracidade"? Faça você mesmo esta pergunta a um guia e se surpreenda com a resposta! E é a seguinte; “É o local visitado pelos Católicos, pelas evidencias, e graça a profanação de Adriano que, de um certo modo "guardou" o local até a Imperatriz Helena, portanto infelizmente para a comunidade evangélica o verdadeiro é o Católico(de Helena), porem para grupos não católicos temos que afirmar que é o JARDIM DA TUMBA e pronto!! sem mais explicações porque assim é a tradição de cunho estritamente evangélica a 130 anos." 

Não existe um guia sequer em Israel que reconheça o sepulcro evangélico como o verdadeiro, mesmo ele tendo que por motivo de trabalho, conduzir grupos Evangélicos para o Gordon.

Um dos maiores guias de ISRAEL de todos os tempos, Sr. Mauricio Moshê Razim (já falecido) me confidenciou certa ocasião se sentir um certo desconforto por ter que conduzir grupos evangélicos a este lugar por saber da historia que o cercava.

Hoje o maior guia de Israel na atualidade se chama EFRAIM RUSHANSKY, arqueólogo e historiador, doutor em antigüidade bíblica, profundo conhecedor da geografia de Jerusalém desde o período do rei David, conta com quatro livros publicados, um deles é o brilhante “O PALCO DA HISTÓRIA”, que na pagina 126 afirma ser o sepulcro católico o verdadeiro, evidencias não faltam. Evidencias para tal afirmação farei no tópico (Historia do sepulcro Católico).

Dos historiadores e arqueólogos israelenses, totalmente neutros no assunto sem qualquer interesse a "pender" para um dos lados, nenhum afirma ser o local visitados pelos evangélicos, e sim o local onde hoje se encontra a igreja do santo sepulcro da imperatriz Helena.

Na época de Jesus o local descoberto por Gordon em 1883 e freqüentado pela comunidade evangélica não ficava fora dos muros da cidade, e sim junto (apegado) a ele,e sabemos que Jesus fora crucificado fora dos muros.

Muito diferente do local onde esta hoje o sepulcro católico que na época de Jesus realmente ficava fora das muralhas, um fato inquestionável. Para comprovar isto basta para quem estiver em Jerusalém ir ate o museu do Livro e pedir para ver a enorme maqueta de Jerusalém retratando a cidade em suas varias épocas feito pela universidade Hebraica de Jerusalém com quase 1 metro de altura. 

Ou ir a um museu na torre de Davi que fica entrando pelo portão de Jaffa, ali vai encontrar varias maquetes de Jerusalém em vários períodos com o posicionamento correto das muralhas, e observando a posição onde hoje esta o JARDIM DA TUMBA freqüentado pela comunidade Evangélica, nota-se que ficava praticamente apegado quase que junto a muralha na época de Jesus, o que contraria Hebreus 13,12.

A maquete em pedra no museu do Livro de Jerusalém retrata a cidade ainda anterior ao rei David no período dos jebuseus passando pelo período dos reis, e Romano ate a construção da muralha atual em 1540DC, mostrando a posição de cada muralha antiga e seu posicionamento correto de acordo com o crescimento da cidade. 

Ali é possível ver que onde hoje é o sepulcro católico no passado estava fora das muralhas, e onde hoje os evangélicos reconhecem como verdadeiro na realidade ficava junto ao muro. 

Embora nos dias atuais o santo sepulcro de Helena, o católico, esta dentro das muralhas, as mesmas fora construídas por volta do ano 41dc, apos a morte de Calígula Claudio assumiu o trono em Roma autorizando a ampliação das muralhas de Jerusalém por medida de segurança entre 41 a 46dc, não se sabe se os trabalhos foi executado pelo procurador Herodes Agripa (41-44) ou Cúspio Fado(44-46). 

Esta nova muralha contornou o local onde Jesus fora sepultado onde hoje esta a igreja do santo sepulcro. Somente em 1450DC a nova e definitiva muralha do Sultão Suleimao englobou todas as outras mais antigas colocando definitivamente dentro da cidade como esta ate os dias de hoje.


Continua............

Por Carlos Caprice
Caprice Tour Operadora Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...