Não nos cabe exigir que Deus cumpra suas promessas. O tempo é dele

Leitura Bíblica: Êxodo 33.1-6

Eu não irei com vocês, pois vocês são um povo obstinado, e eu poderia destruí-los no caminho (Êx 33.3b).

Até onde Deus iria conosco? Facilmente responderíamos “em qualquer lugar”, afinal a promessa de Deus revelada por Jesus é que “estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.20b). Além do mais, cremos que Deus vê todas as coisas e tudo sabe – nada escapa ao seu olhar. Como cristãos também confessamos que o Espírito Santo faz do nosso corpo o seu santuário (1Co 6.19). Desta perspectiva teríamos realmente de concordar que Deus vai conosco em qualquer circunstância.


Porém, na história que lemos hoje, Deus se recusa a seguir junto com Israel no caminho à terra prometida. O povo havia feito um bezerro de ouro para adorar como um deus (Êxodo 32), e a ira divina se revelou contra a idolatria deles. Consequentemente, muitos foram mortos. 

Mesmo assim, Deus resolve cumprir sua promessa de dar a eles uma terra onde manava leite e mel. Um anjo iria à frente e expulsaria os habitantes daquela terra. Mas Deus não podia acompanhá-los enquanto a desobediência estivesse presente – conforme Is 59.2, nossas maldades nos separam de Deus. Depois, Moisés intercede pelo povo e Deus diz que os acompanharia (Êx 33.16-17). Ele sabia que somente com a presença de Deus teriam sucesso na naquela empreitada.

Deus guiou o povo, mas não da forma como eles desejavam. Aprenderam que tinham de se submeter ao Senhor e confiar somente nele. Em nossa vida, há momentos em que ansiamos por uma resposta de oração que seja conforme a nossa vontade. 

Por exemplo, que uma doença seja curada ou que uma pessoa querida entregue sua vida a Cristo. Porém, não nos cabe exigir que Deus cumpra suas promessas. O tempo é dele, e ele conhece a hora oportuna para cada coisa. Se quisermos que Deus nos acompanhe em nossas vidas, devemos antes nos submeter ao caminho que Deus nos mostra. – AS

Quando fazemos o que Deus quer, temos a certeza de que ele está conosco.

Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...