Não existe música profana?

Música ou letra profana?”.
Certa ocasião, eu fui interrogado por um jovem cristão evangélico sobre que tipo de música o crente pode escutar. Há quem diga que “todas as músicas seculares são profanas, pois não louva a Deus”
Devemos entender e separar o que é de fato profano. O que faz uma música tornar-se profana, seus acordes ou sua letra? O que faz uma música tornar-se Santa, louvor Gospel, seus acordes ou sua Letra?

*A música é a arte do céu, a rainha das artes, a linguagem da alma. A música é universal, transcendental, atemporal e eterna. A música é um veículo de comunicação anterior à palavra. A música é uma das forças mais poderosas do mundo. O seu ritmo interfere em nossa estrutura muscular, altera nosso batimento cardíaco, nossa velocidade de marcha ou nosso sistema respiratório.

A música quando inserida uma letra é um instrumento de comunicação do homem com Deus e de Deus com o homem*.
A música também pode ser uma declaração de amor entre casais apaixonados, entre filhos e pais ou pais e filhos.

A música pode contar uma história linda onde podemos retirar lições para o nosso dia-dia. Mas também pode contar uma história triste de sofrimento, até nesta situação aprendemos, pois vem sempre acompanhada de uma “moral da história”

Primeiramente é preciso entender que toda música independente do ritmo foi criada por Deus para a glória dEle. Isto é fato, o maior inimigo de nossas almas era ministro de louvor, era especialista em instrumentos.
O que pode ou não pode neste universo musical?
É complicado determinar, doutrinar sobre algo pelo qual o jovem cristão deva escutar. Não se escandalize no que eu vou te dizer: Não existe música profana o que existe é letra profana, letra demoníaca. Primeiramente o problema não está na música em si, nem tão pouco em seu ritmo, todo problema está nas letras ou na apologia que se faz a determinada ação contraria as escrituras.

Existem músicas seculares lindas de se escutar, letras que são verdadeiras histórias de vida e superação, [penso] não há nada de errado em escutar musicas como essas. De contra partida encontramos algumas músicas conhecidas como “gospel cristã” que até faz mal ouvi-las. Letras heréticas, que profanam a palavra de Deus, letras que tem de tudo menos mensagem evangelística. Essas sim poderiam ser chamá-las de musicas profanas.

Neste caso é bom que o jovem cristão se abstenha de tais letras ou chamadas canções de amor. Muitas letras fazem apologia ao sexo promíscuo, a libertinagem, a palavrões conhecido na Bíblia como palavras obscenas. As demais somos aconselhados a escolher o que realmente é edificante.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12

Geralmente quando estamos alegres nos dá vontade de cantar, dançar e pular, todas as pessoas independente de Religião tem esta sensação. A nós crentes em Jesus somos posicionados a adorar o Rei dos reis.
Nós servos de Deus aprendemos que a música está ligada a Adoração, por isso quando estamos alegres Adoramos e louvamos ao Senhor Deus.Tiago 5:13b. diz: Está alguém alegre? Cante louvores.

Sabemos e temos plena convicção que também assim como os filhos da luz louvam e adoram ao seu Criador através da música, os filhos das trevas também expressam suas devoções através da música com letras profanas ao Diabo.

Fica a dica: “Letras que vai contra as Escrituras, contra a Deus, contra as coisas santas, é de fato profana, estas devemos nos abster.”

Perguntamos então porque o marido não pode fazer uma declaração de amor através de música para sua amada? Onde está o erro teológico em cantar uma canção ao cônjuge? 

Quando abrimos o livro de cânticos dos cânticos conhecido como “Cantares de Salomão”, levamos de início um choque pelas letras que estão lá escritas de Salomão para sua Amada. Palavras que não deixa de ser “calientes”, e nem por isso ficaram fora do Cânon Bíblico. Mas isso não é considerado profano e sim uma declaração do Amado para a Amada.
Universo Gospel Evangélico
Infelizmente muitos autores de chamadas músicas gospel tem agradado mais ao público do que a Deus com suas letras. Muitos deles não se preocupam com o real motivo pelo qual escreveu tal letra, faz até torna-se profana sua “adoração”.

Se é adoração, Adoração, se é Declaração de amor, declaração de amor, Se é secular, secular. Contando que, nós adoradores, façamos distinção do que é sagrado, adoração ou secularização, e profano.
A música em sua essência é santa, Davi tocava sua harpa enquanto o Rei Saul era liberto de espírito maligno 1 Samuel 16:16.

A música tem o poder de curar as feridas da alma. Imagina uma música tocada por alguém cheio de Espírito Santo?

Irmãos que tudo seja para honra e glória de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Se temos motivos para cantar e se alegrar, porque não louvar ao Senhor? Todo ser que respire louve ao Senhor.

Deus assim abençoe sua vida ricamente.

Pb. Josiel
IEC Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...