Adoração Extravagante. O evangelho do entretenimento

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1 Coríntios 14.26

Nunca o mundo esteve tão religioso, e as igrejas tão mundanas. Não se faz mais distinção entre shows e cultos de "adoração". Em algumas reuniões, os jovens utilizam gritos característicos das torcidas de futebol, como "Ê-ô, ê-ô, Jesus Cristo é o Senhor!" ou "Eu já falei, vou repetir, é Jesus Cristo que comanda isso aqui!?, além de dançarem ao som de ritmos para lá de vibrantes.
Há igrejas cujo púlpito é uma prancha de surf, freqüentadas por jovens que, nos "cultos", vestem bermudas, calçam chinelos de dedo, além de exibirem tatuagem e piercing. Para arrecadar fundos extras, algumas denominações realizam festas similares às juninas, permitindo que seus membros dancem quadrilha no "arraiá evangélico". E há até igrejas que promovem uma espécie de Halloween " dia das bruxas ", alterando o nome para Elohin!

O QUE É O EVANGELHO DO ENTRETENIMENTO?
O evangelho do entretenimento tem transformado os cultos a Deus em meros ajuntamentos para gritar, pular, dançar, assobiar, fazer "trenzinho", cantar, cantar e cantar. Trata-se de um evangelho "sem limites", que pode ser comparado ao "fermento" de Herodes (Mc 8.15) , os herodianos eram liberalistas, modernistas, secularistas, irreverentes e contextualizadores.
Nos "cultos-shows" não há espaço para a exposição da Palavra de Deus. Em muitas dessas reuniões de "adoração extravagante" - expressão muito em voga na atualidade ?, a pregação, quando ocorre, é uma rápida palestra motivacional, voltada para o bem-estar dos espectadores, e não uma exposição da sã doutrina. Tudo é feito a fim de agradar e entreter a ?galera?.
Fico imaginando como Paulo reagiria, em seu tempo, se os crentes fossem aos cultos em busca de entretenimento. Ele, que sempre combateu a desordem, deu as seguintes instruções sobre a Ceia do Senhor: ?... se alguém tiver fome, coma em casa, para que vos não ajunteis para a condenação?
(1 Co 11.34). E, quanto aos dons espirituais, enfatizou: ?... faça-se tudo decentemente e com ordem?
(1 Co 14.40).
Muitos músicos, em nossos dias, orientados pelos propagadores desse falso evangelho ? essencialmente comercial e também voltado para as preferências humanas ?, imitam os intérpretes mundanos, secularizando cada vez mais a liturgia do culto. Mas Deus não mudou; a sua Palavra é a verdade. E nela está escrito: ?Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus...? (Ec 5.1).?



Extraído do livro Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria (pp.147,148), de Ciro Sanches Zibordi, editado em 2006 pela CPAD

4 comentários:

  1. "Estamos deixando de alimentar as ovelhas para entreter bodes" Martyn Lloyd-Jones.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vim conhecer seu blog.
    A união de pensamentos bons edifica a alma.
    Tenha uma semana iluminada.
    Paz e luz.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Irmão Josiel
    Graça e Paz

    Obrigada por passar no meu blog e deixar seu comentário. Ele é muito importante e gratificante para mim. Tenho tentado fazer o melhor para Jesus.
    Que DEUS o abençõe grandemente.
    Agora estou retribuindo a visita e digo que fiquei maravilhada com o seu trabalho aqui.
    Sou sua mais nova seguidora aqui e no twitter.
    Que DEUS continue abençoando o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Infelismente até Igrejas Evangélicas históricas estão permitindo que conceitos e ações desta desgraçada heresia adentrem nossos templos e liturgias de cultos, entretendo as emoções e secando a alma ! Sejamos DEFENSORES DO GENUÍNO EVANGELHO e não aceitemos isto, nem que percamos oportunidades, status e até reconhecimento humano. DEUS "jamais" nos desampará ! Se historicamente somos conhecidos como Protestantes, façamos jus a isto.
    Heitor Folgierini

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...