Um Menino a ser copiado.

E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Lucas 2:40 

A Bíblia nos conta muito pouco da infância de Cristo. Muitos estudiosos buscam fontes, não tão seguras, da adolescência de Jesus. Alguns textos apócrifos nos mostram um menino com super poderes, uma criança, eu diria com base nestes “livros”, sobrenatural.

Mas gostaríamos de explorar o Evangelho segundo escreveu São Lucas, pois Ele nos trás algo interessante sobre o menino Jesus, uma criança a ser copiada. Um menino que embora sendo Deus, tinha todas as características de uma criança normal.

Segundo Lucas este menino foi assunto de muitos sábados na Sinagoga judaica entre os mestres da letra os Teólogos da época. Que menino é este, que dialogava com doutores da lei, homem de letras. Lucas 2:41 nos conta que os pais de Jesus subiram a Jerusalém para comemorar a Páscoa.

O mais interessante acontece após as comemorações da Páscoa Judaica. Diz também o texto que Jesus tinha apenas 12 anos quando foi esquecido em Jerusalém. O texto diz que não souberam os seus pais quando Jesus foi esquecido em Jerusalém. Já ouvi comentário dizendo: Como o Pai e a mãe esqueceram o filho, seriam os pais displicentes? Para respondermos estas perguntas e entendermos melhor o que ocorreu, devemos e precisamos conhecer um pouco sobre a cultura judaica.

Nesta cultura quando se peregrinava para Jerusalém ou outra cidade os familiares dividiam-se e andavam os homens na frente e as mulheres e as crianças vinham atrás, até hoje ainda o culto judaico é separado homens e mulheres. Dentro desta visão acredita-se que o pai José que caminhava à frente, pensava que Jesus viria atrás com sua mãe, e sua mãe por sua vez pensara que Jesus estava na companhia de José.

Caminharam todo um dia, até perceberem que o menino Jesus não estava entre a caravana. Foram três dias de procura até encontrar a criança. Para surpresa dos pais o encontraram no templo dialogando, perguntando e respondendo aos doutores da lei. Os mestres da lei estavam de boca aberta de tanta sabedoria que viam naquele menino. Um menino a ser copiado.

O que uma criança de 12 anos perdida deixada pelos pais faria em Jerusalém? Talvez os pais o achassem brincando na praça de bola, ou de outra brincadeira isto é natural para uma criança de 12 anos.

Mas o encontraram no Templo, o que fariam uma criança no templo? Eles o encontraram no templo e ficaram alegres, veja o comentário de Maria: Lucas 2:48 Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.

O que faria uma criança no templo? Creio que a resposta de Jesus surpreendeu mais ainda todos, que presenciavam a cena. A resposta, recebemos da própria criança veja: Lucas 2:49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?

Eu fico imaginado a cara de José olhando para o seu filho Jesus falando isso, talvez tenha pensado José: Oxente! A nossa casa não fica aqui em Jerusalém, mais em Nazaré, onde fica também nossa carpintaria, o que esse menino está dizendo? Logo a irmã Maria também confusa olha para seu esposo e não entendendo nada, se despendem dos mestres e dos doutores e regressam. Lucas 2:50 Eles, porém, não entenderam as palavras que lhes dissera.

E era o menino Jesus obediente aos seus pais. Quem dera que nossos filhos copiassem este menino Jesus, em obediência e comprometimento com as coisas de Deus. Lucas 2:51-52; Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração. E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.

E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Lucas 2:40.

Com certeza gostaríamos de saber mais deste menino, como era seu procedimento em casa, na carpintaria de seu pai, com os coleguinhas. Com certeza era uma benção, cheio de sabedoria e graça. O Deus em forma de menino e homem entre nós. A luz que Israel tanto esperava.

Deus abençoe a todos.

Por. Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...