Presa há oito anos, Asia Bibi tem novo apelo recusado pela Suprema Corte do Paquistão

No verão passado, havia otimismo de que Bibi poderia finalmente ser ouvida pelo Supremo Tribunal do Paquistão. (Foto: Reprodução).

A cristã está presa há oito anos e desde então permanece no corredor da morte correndo o risco de ser a primeira mulher no Paquistão a ser executada por uma acusação de blasfêmia.

Asia Bibi, a cristã que está presa no corredor da morte no Paquistão, teve seu apelo adiado mais uma vez após o Supremo Tribunal da nação rejeitar um pedido para que ela seja ouvida no início de junho.

Saiful Malook, advogado de Bibi, disse à imprensa paquistanesa, o The Express Tribune, que o presidente da justiça Mian Saqib Nisar recusou o pedido de sua cliente para uma audiência. Nisar recebeu o pedido em meados de abril para o caso de Bibi ser ouvido na primeira semana de junho. "Fui informado de que o pedido foi recusado pela Suprema Corte", disse Malook ao Tribune.

Bibi, que também é conhecida como Aasiya Noreen, pode se tornar a primeira mulher no Paquistão a ser executada por uma acusação de blasfêmia. Ela passou quase oito anos na prisão depois que muçulmanas a acusaram de insultar Maomé, o profeta muçulmano. As mulheres ficaram irritadas porque beberam da mesma bacia de água que Asia Bibi.

No Paquistão, a blasfêmia, em alguns casos é punível com a morte ou com a prisão. Bibi foi condenada à morte em novembro de 2010, embora ela tenha mantido sua inocência.

Burocracia Judiciária
Joseph Nadeem, diretor executivo da Fundação para a Educação do Renascimento, disse: "Isso é muito lamentável". O esposo de Asia Bibi teve de ficar em silêncio quando ouviu as últimas notícias sobre o caso. "Há muitos fatores por trás do ritmo lento do judiciário. Seu caso foi prejudicado devido à enorme pressão. Haverá forte reação se Bibi for libertada, grupos opostos farão questão de contra atacar", ressaltou o diretor.

Inicialmente, Bibi apelou sua sentença de morte para o Lahore High Court, mas sua audiência foi adiada pelo menos sete vezes antes de seu apelo ser ouvido em outubro de 2014 e sua condenação ser confirmada.

No verão passado, havia otimismo de que Bibi poderia finalmente ser ouvida pelo Supremo Tribunal do Paquistão. Foi relatado que Nisar tinha ordenado que o apelo de Bibi fosse ouvido na segunda semana de outubro de 2016.

No entanto, a audiência foi adiada. Iqbal Hameed-ur-Rehman foi recusado do caso porque ele era o presidente do Supremo Tribunal de Islamabad, quando o tribunal confirmou a condenação do guarda-costas muçulmano que assassinou o governador de Punjab, Salmaan Taseer em 2011. Taseer havia falado em defesa de Bibi e contra as leis de blasfêmia.

Lei da Blasfêmia para quem?
Desde que o Paquistão instituiu leis de blasfêmia na década de 1980, elas foram usadas por muçulmanos para resolver problemas pessoais e fizeram de alvo os cristãos e outras minorias religiosas. Bibi não é a única cristã a ter sido vítima das leis da blasfêmia.

Em outubro do ano passado, foi relatado que um menino cristão de 9 anos foi acusado de queimar o Alcorão. O menino e sua mãe foram presos e alegaram terem sido espancados e torturados pela polícia. O Paquistão ocupa, atualmente, o quarto lugar no mundo no que diz respeito à perseguição aos cristãos, de acordo com a Lista Mundial de 2017 do Ministério Portas Abertas.

Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...