Pela Graça ou Pelas Obras?

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9

Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tiago 2:17-18.

Com ou sem obras? Para obras ou Pela obras? Eis a questão.
Outro dia conversei com um Espírita Kardecista onde o assunto era a ''caridade'' ou sobre o fazer obras e que segundo ele, nós evangélicos estamos além do que eles fazem. Até concordei até certo ponto, pois nos preocupa a posição da igreja em defender apenas a fé e esquecer as obras. Lendo os textos acima até parece contraditório o que lemos. Um texto diz que a salvação não é pelas obras e sim pela fé. Porém o outro texto escrito por Tiago afirma que a fé sem as obras é morta. Com ou sem?

Vivemos dois extremos ou “eu” dou mais ênfase nas obras e deixo a fé de lado, ou minha ênfase é na fé e as minhas obras não existem. Costumamos criticar os espiritas ou alguém que defenda a caridade[obras] para adquirir a salvação, pois eles fazem muito pelo necessitado e nós o que fazemos? Quando fazemos muito pouco ou quase nada? Não quero também generalizar, pois sei que muitos crentes servos do Senhor entendem muito bem o seu chamado que é “servir” “ doar-se em prol dos necessitados ”

A bíblia mostra claramente que a salvação não depende de quem corre ou do próprio ser Humano. Salvação é Favor imerecido tipo “ Um presente que nem eu nem você merecíamos” Mas Deus escolheu e nos presenteou com a Salvação através da Graça e da Fé em Cristo.

Salvos pelas Obras ou Para obras? Eu afirmo; Os dois textos acima estão corretos e não há contradição entre eles, apenas as convicções que motivam os dois lados estão erradas.

Não somos salvos pelas Obras e sim Para as obras.
Os salvos em Cristo deixam em sua caminhada um rastro de obras e serviços em prol dos necessitados e irmãos. Os salvos em Cristo sabem que não é as obras em si, que lhes dão crédito para usarem quando estiveram diante do Eterno. Todo o joelho se dobrará.....

Homem algum dirá a Deus naquele dia; Senhor eu mereço a salvação, pois fiz muita caridade, obras sociais, distribui muitos sopões com os necessitados. Ouvirá então de Deus a seguinte frase: O que te justifica, já que o homem não é justificado pelas obras?

Este homem então não terá argumentos, pois não depende de quem corre ou esforços para obter entrada aos céus. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia. Romanos 9:16.

A Graça de Deus e a fé no Salvador “Jesus” e o seu sacrifício nos livra da ira futura.
Imagina se fossemos salvos pelas obras e créditos; seria em vão o sacrifício de Jesus. Só seria necessário muito trabalho pois ganharíamos crédito diante de Deus. Mas Deus não se impressiona com estas obras, pois quando pensamos que fazemos de mais, somos considerados servos inúteis, pois fazemos apenas o que está determinado a fazer. É certo que Deus não esquecerá de nosso trabalho e nos dará os galardões.

Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis. Hebreus 6:10.

Deus nos abençoe ricamente hoje e sempre.

Por Josiel Dias

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor!

    Sempre pela graça. Contudo, a graça não dispensa as obras como fruto de transformação.

    Abraços e Paz.

    Pr. Jesiel Freitas

    ResponderExcluir


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...