A esperança bíblica não está ligada ao velhinho de barbas brancas

Cristo Jesus, a nossa esperança (1Tm 1.1).
Estava caminhando num shopping center e ouvi músicas de Natal cantadas por um coro de crianças de uma escola local. Chamou minha atenção que, embora as melodias me fossem familiares - eram de hinos cantados nas igrejas para comemorar a vinda do Senhor Jesus ao mundo - as letras tinham sido mudadas para dar ênfase a Papai Noel. 

Neste tempo em que tudo deve ser politicamente correto, aquele coro expressava o pensamento de muitos de que não se deve falar apenas de Jesus no Natal. E, então, o personagem gordinho de vestes vermelhas e barbas brancas tornou-se a figura central. Confesso que me senti profundamente triste ao ouvir que aqueles cânticos lindos que falam de Jesus nascido em Belém da Judéia, a revelação de Deus na terra, tinham sido mudados e Jesus excluído em muitas celebrações do Natal. 

Qual é então o significado do Natal? Para nós cristãos não há duvida nenhuma de que no dia de Natal Deus veio ao mundo para nos dar esperança de vida eterna no céu para todos aqueles que crêem. Na língua grega em que foi escrito o Novo Testamento, a palavra esperança é diferente daquela em português. Em português, esperança sempre embute um elemento de dúvida. Ao dizermos que esperamos realizar um projeto, queremos também dizer que talvez ele não se realize. 

Na linguagem bíblica, entretanto, esperança é uma realidade que não admite nenhuma probabilidade de dúvida. O que Paulo expressou escrevendo ao seu companheiro Tito é a realidade na esperança da vida eterna, que não pode ser mentira pois está fundamentada na Palavra de Deus. 

A esperança bíblica é tão somente espiritual. Ela não está ligada a comidas e bebidas ou a presentes, e muito menos ao velhinho de barbas brancas. Essas coisas têm algum valor relativo nas celebrações do fim do ano, mas só há esperança verdadeira quando Cristo domina no coração das pessoas. - JG

Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...