Cântico de Maria

“…A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque atentou na baixeza da sua serva; pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada: Porque me fez grandes coisas o Poderoso e santo é o Seu nome. 

E a Sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem. Com o Seu braço obrou valorosamente; dissipou os soberbos no pensamento de seus corações.

Depois dos tronos os poderosos, e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos. Auxiliou a Israel seu servo, recordando-se da sua misericórdia. (Como falou a nossos pais) para com Abraão e sua posteridade, para sempre, Lc 1:46-55“.

O Cântico de Maria é um salmo de entusiasmo de uma jovem eleita pelo Poderoso e Santo. A grandeza de Maria está em saber que a sua eleição se deveu a um critério de escolha de Deus, porque ela mesma reconheceu a sua baixeza e ser serva do Altíssimo.

O milagre da concepção do Messias , transcende a nossa compreensão. O Verbo se fez carne nela e O concebeu, O amamentou e O acarinhou com ternura de Mãe querida.

Neste salmo podemos considerar a Teologia da Libertação que consiste na rejeição dos poderosos de soberba e a exaltação dos pobres de espírito. O Emanuel, Deus connosco, nasceu para os “sem Céu”. 

Míriades de homens de toda a terra reconhecem ser Maria a mais bem aventurada de todas as mulheres da terra. Desde a antiguidade que a posteridade de Abraão, o pai dos que creêm aguardava a vinda do Messias, a semente da mulher, Gn 3;15, a manifestação de Siló da tribo de Judá, Gn. 49:10.

Reconheço que o Diabo tudo tem feito para manchar a mais bem aventurada de todas as mulheres. O culto a Maria baseado em visões, sinais e diálogos, não pode ser aceite pelas Escrituras. 

Certamente que não é Maria, Mãe de Jesus que tem aparecido. Por outro lado protestantes e evangélicos parecem evitar de falar da mais bem aventurada entre todas as mulheres com receio de prestar um culto a uma mulher co-igual.

Acontece que Jesus quando uma mulher O interpelou àcêrca de sua Mãe, cujos seios o tinham amamentado, Ele respondeu-lhe que mais bem aventurados eram aqueles que ouvem a Palavra de Deus e Lhe obedecem. Com isto Jesus confirma a Escritura sobre a excelência de sua Mãe que obedeceu a toda a vontade de Deus e com humildade. Fica assim excluída toda a mariolatria que tem desfocado a fé no Salvador.

Os cuidados de Jesus por sua Mãe foram manifestados quando no Calvário a confiou ao discípulo amado.

Gospel +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...