Pesquisadores provam que a fé em Deus é encorajada por sinais enviados pelo planeta Terra

A admiração pela natureza seria um dos fatores que levam as pessoas a crer na intervenção divina
Normalmente motivo de controvérsia contra a religião, a ciência se mostrou aliada das virtudes teologais em uma pesquisa que apontou que a fé em Deus é encorajada por sinais enviados pelo planeta Terra

Pesquisadores da Associação da Psicologia da Ciência lançaram um novo estudo que sugere que a sensação de admiração, especialmente provocada pela natureza, aumenta a tendência em acreditar em Deus.

O cientista psicológico Piercarlo Valdesolo, da universidade Claremont McKenna College, e de seu parceiro Jesse Graham, da University of Southern California, mostraram o estudo levantado através das filmagens de Planet Earth (Planeta Terra), episódio de uma série de documentários sobre natureza, produzidos pelo canal britânico BBC.

Depois de assistir os vídeos, Valdesolo e Graham pediram aos participantes sobre o tamanho da admiração que sentiam quando viram as imagens do vídeo e se eles acreditavam que os eventos naturais se alternam por intervenção de algum deus ou plano de outra entidade não-humana.

Ao concluir que há uma propensão maior em crer que Deus está no controle dos meios naturais, Valdesolo disse que seu estudo foi interessado em compreender os fatores que levam a uma crença no sobrenatural.

"A ironia disso tudo é que ao contemplar coisas que sabemos que são formadas por causas naturais, tais como as extensões das impressionantes crateras do vale do Grand Canyon, de cair o queixo, tudo nos leva a explicá-las como um produto de causas sobrenaturais", acrescentou Valdesolo.

Os pesquisadores também descobriram que os participantes que assistiram Planet Earth mostraram uma intolerância crescente de incerteza, levando a Valdesolo e Graham a teorizar que este conflito de pensamentos pode ser um dos fatores que incentivam as pessoas a acreditarem em Deus.

Em um novo estudo, o próximo passo dos cientistas agora é tentar determinar a relação entre os indivíduos que sentem admiração e fé diante de "posturas corporais submissas", como prostrar-se de joelhos, curvando-se, e olhando para cima.

Christian Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...