Senado da Bélgica aprova lei que estende eutanásia a crianças

Caso seja aprovado pela Câmara, país será o pioneiro a não estabelecer limite etário para a prática.

Um polêmico projeto de lei que estende a eutanásia para crianças que estejam doentes em estado terminal foi aprovado pelo Senado da Bélgica. Caso o voto seja confirmado na Câmara, o país será o primeiro no mundo a não estabelecer limite de idade para a prática.

Apesar da oposição de líderes religiosos, 50 senadores votaram a favor, e 17 contra. O projeto prevê a morte assistida a crianças que estejam em estado terminal, sofram dores profundas e que não tenham à disposição qualquer tipo de tratamento capaz de curá-las.

Para virar lei, o projeto ainda precisa passar pela Câmara, que tende a aprová-lo. A eutanásia já é permitida na Bélgica desde 2002, mas só se aplica a maiores de 18 anos em estado terminal.

O projeto diz que o paciente precisa estar consciente da decisão e do signficado da eutanásia para seguir em frente.

Também é necessária a aprovação dos pais e de uma equipe de médicos. A doença precisa ser terminal e causadora de grande sofrimento, sem tratamento efetivo.

Em novembro, 16 pediatras enviaram uma carta aberta aos parlamentares, pedindo a aprovação do projeto.

"A experiência nos mostra que, em casos de doenças graves e morte iminente, os menores desenvolvem rapidamente uma grande maturidade, a ponto de frequentemente refletir e se expressar sobre a própria vida melhor que as pessoas saudáveis", diz a carta.

Durante o debate, os senadores que apoiavam o projeto disseram que a lei vai dar poder a médicos e crianças em fase terminal para tomar essa dura decisão.

"Não há idade para sofrimento. Por isso é importante que tenhamos um arcabouço jurídico para os médicos confrontados com a demanda de hoje e também para a dos menores, para os menores capacitados. Esses são os que devem ter a liberdade de escolher como vão lidar com o sofrimento", alegou o senador Jean-Jacques de Gucht.

Os opositores argumentaram que crianças não são capazes de tomar tamanha decisão.

"Acho que as crianças não entendem a natureza da morte, não entendem a irreversibilidade da morte", disse o senador Els Van Hoof. "Elas (crianças) são influenciadas pela autoridade dos pais e dos médicos."

Em 2012, a Bélgica registrou 1.432 casos de eutanásia, número 25% que o do ano anterior.

GpsGospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...