Só nos resta Marchar.

Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem.
 Êxodo 14:15
Após uma saída um tanto quanto dramática e maravilhosa do Egito, os filhos de Israel olhando para trás, ficaram sem acreditar, mais uma vez, no que estava vendo.

Foram muitas tentativas e negociações para que Faraó os deixasse sair. Estaria Faraó blefando novamente? Será que o que ocorreu em todo o Egito e na casa de Faraó, principalmente a perca de seu primogênito, não era uma prova incontestável da presença de Deus lutando por Israel?

Mas os filhos de Israel tremeram quando viram os carros de Faraó, perseguindo-os e se aproximando. Êxodo 14:10

Este era o número dos filhos de Israel: Seiscentos mil homens a pé, fora as mulheres e as crianças. Toda essa gente, parada e perplexa, aguardava desesperados a chegada de seiscentos carros de Faraó com os seus capitães sobre eles. Uma cena um tanto quanto assustadora, para quem está com medo, não é mesmo? Mas vamos fazer um cálculo: Diz Êxodo 14:7 que Faraó enviou seiscentos carros escolhidos para perseguirem o povo de Israel. Eu te pergunto: O que seria seiscentos carros para seiscentos mil homens? Daria mil homens de Israel para cada carro de Faraó, não é mesmo?
 
Mas o cálculo não para ai, podemos contar também, as mulheres e as crianças. Eu posso imaginar as mulheres de Israel todas com panelas em mãos, creio que dava para colocar o exercito de Faraó pra correr. Sem contar com o “Deus Todo Poderoso” ajudando e emperrando as rodas dos carros de Faraó.

Por que eles temeram? Havia realmente motivos para tanto desespero? Será que o que Deus “fez”, não era prova suficiente de sua presença com os Israelitas? Veja os principais ingredientes que paralisaram os Israelitas: O medo, o deserto, o mar à frente e para fechar a conta: o inimigo atrás. Simplesmente foram estes os motivos que os fizeram ficar horrorizados. Alguém grita: Vamos morrer! Não teria sepulcro no Egito suficiente para nós, para sermos abatidos aqui neste deserto? Êxodo 14:11.

Cercados de problemas e de medo, só restavam-lhes morrerem. Creio que em nenhum momento aquele povo cogitou em marchar e entrarem naquele mar.
Mas aquilo que o homem não cogita por não acreditar que seja possível é justamente a possibilidade de Deus mostrando o homem que o que é impossível ao homem é possível para Deus.

Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem. Justamente o que eles, talvez, nem pensassem em fazer, Deus ordena que façam. Às vezes não basta só clamar, mas temos também que agir, não olhando para as coisas impossíveis, mas crendo e olhando para o Senhor. O crer e o esforçar são nossos, mas, a ajuda e a vitória vêm de Deus.
Esforça-te e te ajudarei. Isaías 41:6,
Moisés então, usado por Deus, fala o povo: Não tenhas medo, ficai calados, parem de reclamarem e vede o livramento que o Senhor nosso Deus nos dará hoje. Êxodo 14:14. O Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis.
O maior inimigo de Israel era o Medo, o medo paralisa o ser humano, sega-lhes os olhos e faz enxergar em uma formiga um elefante.

Às vezes estamos como Israel sem opção, ou seja, todas as possibilidades já passaram por nossa cabeça só nos resta ficar aguardando a derrota e a morte. Mas assim como o Senhor disse para Israel: Por que clamas a mim, Marchem. Ele diz para nós hoje através de sua palavra: Não se preocupem com o mar, nem com o inimigo ou os problemas, pois de uma só vez, estes dois serão resolvidos. Apenas marchem e confiem em mim.

A dificuldade de caminhar em ventos contrários em um determinado espaço me faz refletir sobre uma aeronave em uma pista no momento da decolagem, dispara em uma velocidade tremenda, passam os primeiros quinhentos metros e nada de levantar vôo, ao determinado momento não tem como retroceder, aproxima dos mil metros o piloto soa frio, já está quase no final da pista, e apenas um toque no “marche” aquela aeronave levanta e voa.

O improvável aos nossos olhos acontece, sem resposta acontece no final, aos 45 minutos do segundo tempo. O atrito da aeronave contra os ventos contrários faz a mesma elevar-se e voar. Os ventos estão contrários meu irmão? Não tem mais como, nem pra onde correr?

Não temas, nem se atemorize o teu Deus pelejará por vós. O mar está em sua frente? Problemas ao seu lado e atrás o inimigo?
Já vi este filme antes em Êxodo, somos mais que vitoriosos em nome de Jesus.

Deus te abençoe ricamente e abundantemente.

Por Josiel Dias

2 comentários:

  1. Creio que hoje este texto foi escrito para mim,Deus te usou para me falar aquilo que necessitava ouvir.è simplesmente lindo o agir de Deus em nossas vidas,e por mais que tentamos chega um dia que nosso coração duvida do pai,mas como Ele disse para o povo que marchasse assim também Ele nos fala.Ficar parado esperando por resultados não adiantara nada,nós devemos olhar para frente e seguir o caminho ordenado por Deus,pois la no fim chegaremos a nossa vitória!Fique na Paz do Senhor e tenha um otimo dia!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia sr Josias. Que mensagem maravilhosa. Que Deus continue inspirando o sr para falar ao coração de muitas pessoas. Bom final de seana pra o sr e toda a sua família!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...