Conseqüências de nossas ações.

Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. Gênesis 4:7
Este texto base é um, de vários que sustenta a teologia sobre o livre arbítrio. Embora nas escrituras não apareça a “palavra livre arbítrio”, mas em toda escrituras, vemos o “livre arbítrio” explicitamente através destes textos.
No texto acima vemos Caim diante de uma grande escolha que mediante sua ação e domínio implicaria uma reação na sua trajetória.
Grandes homens tiveram suas vidas mudadas por apenas escolher certo e outros tantos, pereceram por não escolher segundo o que Deus havia determinado. Quero falar sobre um tema que chamamos “Direito de escolha”
Quase sempre ouvimos perguntas como, por exemplo: Porque Deus salvaria alguns e condenaria outros? Se Deus é justo, porque alguns já nasceram para o céu e outros desde a madre já estão condenados?
Deus não fez uns bonequinhos e marcou-os em suas testas palavras escritas: “Este é salvo”, Este “não é salvo”. Absolutamente Deus criou o homem para a vida eterna o que passou disto é conseqüência das ações do homem.
Creio que nunca compreendemos os desígnios de Deus sobre suas decisões.
É claro e evidente que Deus dará ao homem a oportunidade de escolher, vida eterna ou morte eterna. Imagina você ter que morar com alguém forçado já que não é este seu desejo? Deus respeita sua escolha mesmo que você escolha ficar distante dEle. Você não é obrigado a viver com Ele, podes muito bem escolher viver com outro, mas o que as escrituras nos mostra sobre as conseqüências de uma vida longe Deus ou ficar separado para sempre Dele, é que esta escolha será horrenda.
Você não é obrigado a acreditar em um céu nem em um inferno. Mas isto não altera o que Deus determinou desde a eternidade para o homem, um lugar de prazer e eterno. Deus não coloca ninguém para o inferno, o condenado vai com suas próprias pernas e gritando: “Sou livre, posso escolher”
Eu não creio que Deus destinaria uma pessoa para a morte, mesmo esta pessoa arrependendo-se de seus maus caminhos e abraçando a salvação em Cristo. Afinal de contas o arrependimento é a chave para a vida. Arrependei-vos e credes no evangelho. Marcos 1:15
Todo o homem que se arrepende e atende o chamado do Senhor, abrindo a porta de seu coração, para este a salvação é garantida. Apocalipse 3:20
Temos a vida eterna à disposição de nossa escolha, porque escolher morrer? Porque perecer? Jeremias 6:8
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. II Pedro 3:9 Não são alguns, “são todos
“A responsabilidade é pessoal, e isto é explicito em toda a escritura”
De Gênesis a Apocalipse vemos conseqüências de escolhas erradas do homem, vemos escolhas equivocadas, pelo qual o final deveria ser de outra forma, caso este homem tivesse escolhido certo ou obedecido o que Deus determinou para sua vida.
Mesmo que este homem já tivesse uma palavra de Deus determinante ao seu favor sobre vida eterna, se o mesmo desviasse ou não correspondesse este chamado, morreria pela suas más obras e escolhas praticada.Ezequiel 18, Ezequiel 33.
Só alguns são Predestinados a Salvação?
Para aqueles que defendem a teologia da predestinação, só alguns serão salvos, mesmos que estes aceitem a Cristo. Mas defendo e vejo nas escrituras que: “Todo” o ser humano é predestinado para a Salvação, é certo que Deus tem o poder de converter quem Ele bem quiser, pois tem poder para isso. Não estamos tratando o que Deus pode e é capaz de realizar.
Com certeza, Ele sabe quem corresponderá com este chamado, pois é Onisciente, Ele consegue ver o nosso presente e futuro ao mesmo tempo.
Sabe até quantos serão salvos e onde eles estão ou se ainda nascerão.
A Escritura nos mostra que o número que realmente serão salvos é bem reduzido, pois não é quantidade que Deus procura. Muitos são chamados e poucos escolhidos, mas a oportunidade é doada a “todos” gratuitamente, pois Ele ama a todos os seres humanos, isso é “Graça”. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida Eterna João 3:16
Quando o justo se apartar da sua justiça, praticando a iniqüidade, morrerá nela; e, quando o ímpio se converter da sua impiedade, e praticar a retidão e a justiça, por estas viverá. Ezequiel 33:18-19

Desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo iniqüidade, morrerá por ela; na sua iniqüidade que cometeu morrerá. Mas, convertendo-se o ímpio da sua impiedade que cometeu, e procedendo com retidão e justiça, conservará este a sua alma em vida. Ezequiel 18:26-27

Contudo dizeis: Por que não levará o filho a iniqüidade do pai? Ora, se o filho proceder com retidão e justiça, e guardar todos os meus estatutos, e os cumprir, certamente viverá. Ezequiel 18:19

Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei, Ezequiel 18:32

Lembre-se! Você tem o direito de escolha o que vais escolher? Vida ou Morte?
Vai a sugestão das Escrituras: Escolhei, pois a vida porque morrereis?

Deus te abençoe ricamente

Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...