Cuidado com a Língua


“Uma língua bela é uma língua que não se envolve em mexericos” Koopman.
O autor tem ouvido pessoas que admitem terem cometido toda a sorte de pecados, mas nunca ouviu ninguém admitir que se tenha envolvido em mexericos. O bisbilhoteiro para desculpar-se usa as seguintes frases:
“Não estou a dizer mal dela”, “Não diga nada a mais ninguém”, “Posso até dizer isto na cara dele/dela” ( na hora diz que não era bem assim)
Os mexericos são uma das mais subtis e comuns doenças da língua. Ataca a toda gente, e é extremamente contagiosa. É uma doença que deixa cicatrizes horríveis e profundas.
Os mexericos são Irreparáveis
“Tem-se afirmado que tirar um gato para fora de uma mala é suficientemente fácil; o problema é tentar pô-lo de novo lá dentro”.
Uma vez lançado um rumor, é quase impossível pará-lo. Podemos arrepender-nos do que fizemos, podemos ser perdoados por Deus, mas não podemos desfazer as circunstâncias.
Acredite nisto: aquilo que você diz acerca de outra pessoa, eventualmente chegará aos seus ouvidos.
“Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes ao rei, nem tão pouco no mais interior da tua recâmara amaldiçoes ao rico, porque as aves dos céus levariam a voz, e o que tem asas daria notícias da palavra ”Eclesiastes 10:20
Esta é uma regra a seguir: Se não lhe diria isso na sua presença, então não o diga.
1– Os Mexericos São Opostos ao Amor. Ninguém pode estar a dizer mal de outra pessoa e ao mesmo tempo amar verdadeiramente essa pessoa. 1 Cor 13:6
Três Razões Porque Nos Envolvemos em Mexericos
1-Envolvemos-nos em mexericos porque temos falta de confiança e respeito por nós próprios.
É quando nos sentimos inseguros e ameaçados que temos mais a tendência para nos envolvermos em mexericos sujos, acerca dos outros. Pensamos que roubando o brilho da coroa de outra pessoa a nossa brilhará mais! Pensamos que “deitando os outro abaixo” nos sentimos mais altos.
2- Envolvemo-nos em mexericos, porque não estimulámos suficientemente as nossas mentes com coisas mais importantes.
Charles Allen no seu livro “A Psiquiatria de Deus”, diz: “Quem tem a mente avançada fala de ideias; quem a tem a mente num nível mediano fala de factos e os de mente mesquinha falam dos outros”.
3- Envolvemos-nos em mexericos porque não temos nada para fazer.
“Mentes vazias e mãos vazias, oficina do diabo”
Exercícios de beleza: Conceitos para eliminar grandes movimentações.
1- Antes de “contar a história” de alguém verifique se ela é verdadeira. Por exemplo, se ouvir dizer que a senhora Antunes deixou o marido, pergunte-lhe se é verdade. Isto vai resolver dois problemas: acaba com a sua conversa e evita eventuais atitudes da parte da senhora Antunes.
Filtre as histórias que lhe contam por Filipenses 4:8 É verdade, é honesto, é justo, é puro, é amável, traz boa fama? Se passar todos estes filtros, então siga em frente. Diga-o a toda gente!
2- A próxima vez que se encontre com um amigo, ou irmão, talvez para tomar café, faça um acordo mútuo de falar em tudo excepto acerca das outras pessoas. Se quiserem podem até estabelecer uma multa para quem infringir a regra!

Baseado no livro de Koopman “Cuidados de beleza a ter com a língua”.

Por: António Magnani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...