Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16

Faz parte de algumas viagens a Israel o batismo no rio Jordão, entre tantos locais turísticos, o Rio Jordão é um dos mais disputados entre outros locais em Israel pelos crentes. São centenas de milhares de pessoas que de vestes brancas e conduzidas por algum líder ou grupo religioso descem às águas daquele rio. Ir a Israel e não se batizar no Jordão não valeu a pena, quem sabe para alguns perdeu a graça.
Espiritualmente que sentido faz isso? Eu diria que nenhum! Se for apenas com motivação errada. Eu creio que o batismo é uma atitude de confissão pública de arrependimento e fé em Jesus Cristo. De fato, faz todo sentido se o batizado realmente creu e segue a JESUS, não só apenas de lábios, ou oba, oba ou para ser postado uma foto turística, nas redes sociais.

Embora JESUS declarou que quem crer e for batizado será salvo, isso não quer dizer que o Rio Jordão ou outra água garanta a você a salvação se não houve arrependimento, se isso não condiz com seus frutos. O Fruto digno de arrependimento parte de dentro para fora, não de fora para dentro. Veja o episódio do Eunuco e Felipe: após atuação direta do Espirito Santo, o Eunuco desce as águas do batismo.
“E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?” Atos 8:36
Os frutos dignos de arrependimento se dão no momento da atuação do Espirito Santo, no interior daqueles que verdadeiramente se arrependeram para viverem a fé intensamente.
Mas, também, de contrapartida….

É de se estranhar alguém que se batiza no Jordão e não tem Jesus como Senhor de sua vida e não evidenciam os frutos dessa conversão.
O texto base dessa reflexão nos aponta um detalhe muito interessante, veja: "Quem crer..." O crer vem antes do ato do batismo, se alguém não creu, nem nunca mostrou arrependimento e logo não frutifica espiritualmente, será inútil descer ás águas do batismo, seja no Jordão ou em qualquer tanque batismal. Após crer, após batizar vem os frutos veja: “E estes sinais acompanharão aos que crerem” Marcos 16:17

Frutos antes do batismo? Que seria “Frutos dignos de arrependimento”?
Em Mateus 3:8 Lemos a história de um certo profeta chamado por João Batista. Ele era aquele que os profetas, no antigo testamento, profetizaram sua vinda antes do Messias. Muitos fluíram de todas as partes e vinham ao Rio Jordão para serem batizados por João Batista. O contexto que origina esta afirmação de João Batista tinha a presença dos fariseus e saduceus que "vinham ao seu batismo", conforme narrado no versículo 7, apenas para conhecer este novo profeta, porém, não estavam muito interessados em mudança de vida.

Os frutos dignos de arrependimento é mudança de vida, é o nascer de novo, deixar as velhas práticas do velho homem. Nascer de novo significa ter uma mudança de vida tão radical que é como se você voltasse a nascer, apagando sua vida antiga. Jesus disse que somente quem nasce de novo pode entrar no Céu. O novo nascimento acontece quando você crê em Jesus como seu Salvador. Em João 3:3, Jesus explicou como se dava o processo de nascer de novo.

Nascer de novo significa voltar a estar unido a Deus, a fonte de toda a vida. Assim nosso espírito volta a viver (Colossenses 2:13-15). Recebemos uma vida nova! Daí passamos a produzir frutos espirituais. Todos aqueles que nasceram de novo evidenciam os frutos espirituais.
O rito do batismo é importante como iniciação e confissão pública de nossa fé no Messias e junto a isso vem acompanhado o arrependimento.

Sabemos que o rito por si só do batismo nas águas não salva ninguém, mas a FÉ em Cristo. Mas muitos ignoram isso e afirmam que é preciso apenas crer...
É de se estranhar alguém que se declara cristão (crente) em JESUS e nunca optaram por ser batizar, confessar publicamente sua fé.
Que possamos refletir sobre isso: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”. Mateus 3:8. 

Fiquem com Deus, Deus abençoe sua vida hoje e sempre.

Josiel Dias
IEC em Alcântara
São Gonçalo, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...