O Que andam vendo os nossos olhos?

"A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso" (Lucas 11:34).
De certo você já ouviu dizer que um olhar às vezes fala mais que mil palavras e que em um olhar se podem expressar, às vezes, sentimentos que, com os lábios, faltariam palavras para expressá-los.
Com os olhos se transmitem ou se recebem informações, sejam elas boas ou más; somos totalmente responsáveis pelos nossos olhos. Que informação eles recebem e transmitem? Ou o que andam eles vendo? O que tenho colocado diante deles? Nós vemos, no versículo acima, que todo um corpo pode ser totalmente comprometido e contaminado apenas pelos olhos. Se eles forem bons, todo corpo será luz, será brilho, será benção, mas se forem maus, todo o corpo fica tenebroso e impuro.
Vivemos dias difíceis, onde a prostituição e o erotismo tomaram conta dos jornais, dos outdoors. A televisão tem mostrado quase diariamente, em horário nobre, cenas de nudez e de insinuações de sexo e prostituição. É impossível ler uma manchete dos jornais, expostos nas bancas, sem ficarmos constrangidos, pois eles trazem, muitas vezes estampadas em primeira página, cenas de erotismo e nudez.
Como cristãos estamos dentro de uma cidade envolvida totalmente pelo pecado. Parece que vivemos dias como os de Sodoma e Gomorra. O diabo trabalha e investe pesado na poluição visual neste século XXI. Quais os cuidados que nós, cristãos, devemos ter? O que colocar diante dos olhos? O que ler? O que assistir? Como fugir de tais armadilhas? Filipenses 2:15: "Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo."
Você, meu querido irmão, é livre para ver o que quiser, mas o Apóstolo Paulo escreveu uma advertência: "Todas as coisas me são licitas, mas nem todas, me convêm." Por sermos livres, devemos usar a nossa liberdade para a glória de Deus. Gálatas 5:13: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor."
Lembre-se de que os olhos são a candeia do corpo. O Salmista Davi nos adverte a não colocar nada de mau diante dos nossos olhos (Salmo 101:3). Certa ocasião, um jovem me perguntou: "O crente pode assistir a filmes de terror ou eróticos, já que eu não vejo nenhum problema nisso?". Antes da resposta, fiz-lhe algumas observações: "Seria lícito? Serei edificado os vendo? O que aprenderei com esses gêneros de filmes? O Espírito Santo de Deus não ficará triste com minha atitude, uma vez que a Bíblia nos adverte a não O entristecermos? Efésios 4:30: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." O jovem me respondeu: "Já tenho a resposta."
Querido irmão, o que andam vendo os nossos olhos? Temos total domínio sobre ele. É certo que ninguém evita o imprevisível, o inesperado, o constrangedor, o primeiro olhar, mas temos controle sobre o segundo, o terceiro, quarto olhares. A Bíblia nos adverte a sermos puros, tanto no corpo como na alma e no espírito. Foi em uma olhada prolongada e maliciosa que o Rei Davi arrumou um problema serio para ele. Colheu frutos terríveis pela ação de um olhar tenebroso, o qual subindo para a mente, descendo para o coração, gerou o pecado e uma morte. II Samuel 11:02: "E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. Este olhar de Davi contaminou totalmente a sua mente fazendo-o pecar."
Após ter colhido os frutos desse olhar, o salmista escreve este salmo maravilhoso, dizendo: "Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim" (Salmos 101:3).
Que Deus nos conceda sabedoria vinda do alto, para percebermos as armadilhas do diabo e vigiarmos no que vemos diariamente.

Por Josiel Dias

5 comentários:

  1. Josiel Paz do Senhor!!

    Você é de Alcântara em São Gonçalo?
    Vou sempre ao Rio. Você conheceu o Pr. Gildo de Araújo? Conhece a Pra. Margarete do Brasil para Cristo em Alcântara na rua Raul Veiga?
    Quando for aí quem sabe não visito sua igreja.

    Fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  2. Muito edificante este texto!
    Adorei ter visto o seu blog no blog da Alê!
    Gostei mesmo! :)
    Foi de certa forma 'radical' até o ponto no qual deveria ser, não pecou por excesso nem por falta em um assunto tão delicado como este: parabéns! :)
    Que Deus continue o abençoando e suas mensagens edificando!
    Um grande abraço,
    G. Saldanha

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita no meu blog, omovimentogospel.blogspot.com estou feliz por estar agora seguindo você. Parabens pelo blog. Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. luciana castellar17/11/10 9:50 AM

    Esta mensagem realmente edifica a alma. Sabe, Deus tem te usado cada vez mais neste ministério. E eu lhe parabenizo por ser sensível a voz do Senhor a fazer o que Ele deseja que faças.
    Beijos te tua esposa, amiga e admiradora.
    Luciana

    ResponderExcluir
  5. É dificil se manter puro, viver uma vida irrepreensível ou seja ser uma pessoa que não pode ser acusada de nada. Nós nos acomodamos muito, é preciso que os cristãos se consagrarem mais.
    E principalmente vencer a batalha travada que temos com a gente mesmo. A palavra diz que é preciso negar a sí mesmo.
    Acredito que o caminho é começar o dia orando e lendo a Bíblia e terminar o dia fazendo o mesmo, pois no Salmos I temos a promessa de que meditar na lei do Senhor dia e noite, tudo o que fizer prosperará. Então essa é a nossa esperança. Tudo dará certo porque confiamos nas promessas, sabemos que Jesus é a verdade, a nossa salvação, o nosso Senhor, a nossa esperança.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...