Com ou sem?

Salvação pelas obras
Impressiona ver um crescente número de pessoas que vivem como se acreditassem que seus méritos resultarão na salvação de suas vidas. Uma reflexão mínima é capaz de mostrar que se fosse essa a ideia, Jesus não precisaria ter morrido na cruz. O ponto é: em razão da absoluta incapacidade humana de produzir pelas obras a salvação é que a obra de Cristo se tornou realidade na história da humanidade. Estou certo de que a maioria concordará, mas, infelizmente, embora tenhamos esse conhecimento intelectual, na prática, muitos defendem a tese da salvação pelas obras, ou seja, resultado do esforço humano.
A obra humana, do ponto de vista bíblico, resulta do que Deus fez em nossa vida. Nada fazemos para Dele receber, mas tudo fazemos porque já recebemos. É um terrível equívoco realizar alguma obra para se sentir melhor, por desencargo de consciência ou evoluir espiritualmente. Assim como é um erro agir para receber reconhecimento dos outros.

A salvação que nos libertou do império das trevas, que nos arrancou da condenação à morte, que nos deu a liberdade não foi adquirida por mérito humano, mas totalmente pela graça de Deus. Trata-se de um presente de Deus para os seus amados. Mesmo que não saibam que precisam, Ele o fez. Mesmo antes de reconhecerem Cristo, Ele os amou e preparou o caminho para que fossem salvos. Nenhum esforço humano seria suficiente para que se alcançasse a salvação.

Contudo, ainda assim existem os que se considerariam bons o suficiente para merecerem a salvação. Gente cuja vaidade daria a impressão de que poderia acessar a vida eterna por meio de seus esforços pessoais; gente que se considera maior do que é realmente. Por isso, ninguém pode se orgulhar de ter, nem mesmo sentir-se superior aos demais. Recebemos a salvação dEle como um presente, por isso, ninguém pode perdê-la. Ela não combina com orgulho, e sim com simplicidade, humildade e gratidão a Deus.

A união em Cristo, que nos foi permitida em razão de seu sacrifício na cruz do calvário, deu-nos a bênção de nos vermos feitos por Ele, para as boas obras. Tudo que fizermos será por gratidão a Deus, pelo que Ele já fez em nós. Mãos à obra!

Por Rev. Jr. Vargas
Pastor da Igreja Presbiteriana das Américas, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro e
Apresentador do Debate 93 na Rádio 93 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...