É pecado assistir novelas?

Muitas pessoas gostam de assistir novelas, algumas deixam até de ir no culto para ver o final, mesmo que as vezes não tenha acompanhado todo o desenrolar daquela novela.

Uma vez ouvi um pastor dizer que assistir novela era pecado, como eu sou uma pessoa racional e, gosto de provar as palavras antes de sair absorvendo, pesquisei, procurei os pontos positivos e negativos da novela em relação a nossa fé.

Como uma boa ex noveleira (risos) eu tenho experiência para mostrar o lado bom:

1° Novela é um espaço excelente para abordar assuntos a título de informações.

Já vi novelas que trataram de assuntos como: Cadeirantes e suas dificuldades de se locomover pela cidade, negros que são discriminados, homossexuais que são vítimas de violência, drogas, violência doméstica e etc. É um espaço bom para conscientizar, não estou afirmando que isso ACONTECE, mas já vi alguns temas legais sendo abordados em novelas.

2° Novela ensina outras culturas.
Novelas feitas no exterior trazem cultura para os telespectadores. Talvez hoje ninguém saberia o que significa a palavra Oxn sha allah ou inshallah (aqui se pronuncia Oxalá!) Se não fosse a novela O CLONE (risos) ou ninguém saberia que a Itália é a maior produtora de vinho se não fosse a novela PASSIONE. 

Na tv Record passou uma novela chamada Vidas Opostas, esta novela tratava sobre assuntos relacionados às diferenças sociais, a integração da polícia e política com o tráfico de drogas, a violência na favela, as rebeliões e a corrupção do sistema carcerário e etc.

Porém, eu não vim a favor da novela, nem contra, mas quero lhes fazer refletir também nos pontos negativos:

1° Novela é não é apenas uma história manipulada, ela manipula quem a assiste:

Diversas vezes vi a Rede Globo chamando Cristãos de loucos, violentos e preconceituosos através de fatos que aconteciam em novelas. Quando um Gay era agredido ou ridicularizado, na sua maioria aquilo era gerado por um pastor ou um simples Cristão.

As novelas da Globo incentivam à praticas espíritas. Em um país onde todos tem liberdade de culto, isso não tem problema, mas eu como Cristã me nego a assistir algo que é contra a Palavra de Deus, foi porisso que parei.

2° A novela nos faz perder tempo:
Uma hora paralisada de frente para a televisão, esperando uma coisa que nunca vem. As emissoras brincam, se divertem com a cara dos telespectadores. A Rede Record mesmo comete uma grande falta de respeito, as vezes a novela já acabou, porém a TV chama mais um comercial, dando a entender que depois daquele comercial ainda tem mais uns 15 minutos de novela, porém não tem, a novela só volta para terminar em menos de 1 minuto, depois vem mais um bloco comercial. Isso na minha opinião é uma tremenda falta de respeito. Ler um livro, é mais interessante.

3° Novelas afetam a vida espiritual: 
Há mulheres que brigam com a televisão, não é caso de rir gente!

- Olha que cara safado, se eu fosse esta menina ficava com o outro bonitão só pra dar o troco!

Isso eu ouvi da boca da minha tia que é simplesmente líder do ministério de intercessão de sua igreja.

Homens e mulheres com corpo escultural despertam desejos internos, muitas vezes disfarçados, mas me engana que eu gosto! Isso contribui muito com a sua fidelidade em assistir, não? Então me permita te lembrar de algo que o SENHOR JESUS disse: “Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Mateus 5:28

“E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.” Mateus 18:9

Eu sinceramente acho melhor parar de assistir do que ter que arrancar o olho (risos)

4° Você patrocina o erro: 
Sabe quem é que está pagando aquele comercial da cerveja? Você! Talvez você esteja batendo o pé dizendo: Mas eu nem compro, só acompanho a novela! Mas fique sabendo que o anunciante procura o espaço onde tem telespectadores, ainda que você seja só 1 no meio de 1.000000, você patrocina.

5° Novela traz frieza espiritual: 
Jesus disse que se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se você se entope de sensualidade, adultério, PALAVRÕES, opiniões formadas por espíritas e homossexuais; será que o seu corpo terá luz? Isso talvez explica, porque você as vezes não tem ânimo para ir à igreja. Talvez explique porque você não está bem com o seu marido ou mulher. Conheço casos de casamentos que acabaram justamente pelo motivo da mulher ficar comparando o marido com o ator que via na TV, isso é muito sério.

Então, é pecado ou não é? Não sei. Para mim é pecado, eu me condenaria, ficaria chateada e saberia que estaria sendo alimentada de lixo emocional, por isso, eu prefiro mil vezes assistir um filme, ou ler um livro, ou ficar na internet escrevendo como agora, me sentirei mais útil e mais alimentada. E você? O que acha?

Por Emanuele Guterres.
Féemjesus.com

Um comentário:

  1. Concordo com você. Embora certos filmes também tenham lá suas perturbações.
    O que considero bom pra mim,talvez não seja pra você e vice-versa.Devemos estar atentos a voz de DEUS dentro de nós. Eu só acrescentaria mais um versículo que diz:"Todas as coisas me são lícitas,mas nem todas me convém. Todas as coisas me são lícitas,mas nem todas edificam"
    Um forte abraço e fique na Paz.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...