'Jesus nasceu em que ano?', questiona debate a respeito da data exata do Natal

Estudos explicam que Jesus nasceu alguns anos antes do que é apontado
Em uma discussão que questiona a exatidão e a verdadeira data específica do Natal, um levantamento traz a questão "Jesus nasceu em ano?" como ponto central para desvendar qual seria a época correta para celebrar seu nascimento, período de grande significância para bilhões de pessoas.

A data do nascimento de Jesus é tão importante que pode ser percebida por meio de fatos históricos cotidianos, visto que todos os registros são calculados com os anos Antes e Depois de Cristo. No entanto, estudiosos buscam saber se ele nasceu mesmo há 2.013 anos.

Ao esclarecer como surgiu o contagem dos anos do mundo ocidental, Edwin Tait, colaborador da revista Christian History Magazine, explica que a proposta surgiu por meio de Dionísio, escritor do século VI, que gostaria de eliminar o calendário então existente, fundamentado por Diocleciano, imperador romano que perseguiu cristãos no século III.

Estudos indicam que Dionísio estabeleceu o nascimento de Cristo no velho ano de 753 Ab Urbe Condita (a partir da fundação de Roma) e em uma visão mais aprofundada, tal cálculo estaria em desacordo com o que dizem as evidências dos Evangelhos, quanto ao ano 4 a.C., quando o rei Herodes teria morrido.

"Se Herodes morreu em 4 a.C., e se [os evangelistas] Mateus e Lucas estão certos em terem proclamado que Jesus nasceu no reinado de Herodes, então fica óbvio que Jesus nasceu mais cedo que Dionísio pensava", relata Tait.

Em uma outra possibilidade, o site Gotquestions.org, site que se dedica em trazer argumentos de que a fé pode ser comprovada pela razão, determina que o nascimento de Cristo aconteceu entre o ano 5 ou 6 a.C., baseado no período em que Quirino governou a Síria, segundo relata a página.

Um pouco mais duvidosa, a tese do Gotquestions.org observa que tem a intenção apenas de apurar e esclarecer evidências, pois independente de qual seja a data exata, nada vai mudar o fato de que o "nascimento mudou a história para sempre, junto com a vida de inúmeras pessoas ao redor do mundo", resume.

Christian Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...