O primeiro livro a ser impresso no continente americano, uma cópia do Bay Psalm Book, foi leiloado e arrematada nesta terça-feira (26) por 14,16 milhões de dólares (32 milhões de reais) em um leilão promovido pela casa Sotheby's em Nova York.
Os organizadores estimavam lances entre 15 e 30 milhões de dólares, ainda assim o preço supera com folgas o recorde anterior para um livro arrematado em leilão. A edição The Birds of America, do naturalista Jean-Jacques Audubon, foi vedida por 11,5 milhões de dólares.
A obra foi editada pelos primeiros membros do movimento puritano, em 1640, em Massachusetts, com o título original The Whole Booke of Psalmes Faithfully Translated into English Metre.
O livro arrematado nesta terça traz os versos de Salmos, presentes na Bíblia, traduzidos para o inglês de uma maneira próxima do original em hebraico. O livro teve 1700 cópias impressas, mas sobraram apenas onze exemplares.
A cópia pertencia à igreja Old South Church de Boston, em Massachusetts. Dona de dois exemplares, a igreja decidiu vender um deles para financiar alguns de seus projetos.
Outras edições encontram-se em museus e bibliotecas públicas americanas, entre eles a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e a Universidade de Harvard.
O livro foi adquirido por David Rubenstein, multimilionário fundador do grupo The Carlyle que, segundo a Sotheby's, pretende colocar o exemplar à disposição do público.
gpsgospel
Nenhum comentário:
Postar um comentário