“Pastor” imagem de Super Homem?

"Então Deus me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (Apóstolo Paulo - II Coríntios 12:9)
Assim como toda criança tem seu super herói, muitos crentes vêem a figura do Pastor como alguém imbatível, imaculado, forte, sobrenatural, perfeito. Isso gera uma certa expectativa em algumas ovelhas e elas começam a seguir o “homem”. Na ótica humana é até natural, pois algumas pessoas necessitam de um líder para seguir, criam até um “fã” clube.

Muitas ovelhas não conseguem entender que o pastor é um homem natural, sujeito às mesmas paixões do que as ovelhas.

A primeira demonstração da parte do pastor de fraqueza, ou irritação já é motivo de desconfiança de suas ovelhas e começam as críticas.De fãs passam a serem oposição, tudo que o pastor faz é motivo para críticas e falatórios.

Faço uma pergunta ao querido irmão: Em nossa visão humana o que o pastor tem de diferente das suas ovelhas? Talvez a resposta seja única; Teologia, liderança e chamado.

Faço a segunda pergunta: E diante de Deus, como Deus vê a figura do pastor? Respondo: Alguém responsável pelas ovelhas, que dará conta a Deus de cada uma. Perceba que a responsabilidade aumenta, e isto gera uma carga sobre os seus ombros que cada dia se não tiver ajuda ,o pastor desmorona, pois ele é de carne e osso.

O pastor erra, o pastor se irrita, o pastor tem momentos de fraqueza e se não vigiar, também cai como qualquer ovelha. O pastor adoece, o pastor chora, o pastor sofre, o pastor tem problemas familiares, em fim: Pastor, é um homem carente de cobertura espiritual.

Quanto mais influente o pastor seja, conhecido na mídia e nos meios de comunicação, mas é frágil a sua situação, pois o diabo o tem como “alvo” constantemente, pois o inimigo sabe que se derrubá-lo, muitos caíram também, justamente aqueles que o segue.

O pastor não é Super Homem
Conhecemos várias histórias de Pastores, líderes que caíram por acharem ser realmente digno de toda glória e honra, se achando imbatíveis. E o pior que todos os seus seguidores se dispersaram juntamente a ele esvaziando a comunidade que faziam parte.

Tal foi à decepção por verem aquele homem “ícone” evangélico desabar por um simples detalhe: “adultério”. Até hoje, conheço histórias de alguns irmãos que estão em casa e não vão mais à igreja e dizem: Eu não confio mais em pastor.
Cristo é o Herói, Ele é forte, Ele é a Estrela. Ele é o nosso Deus, devemos a Ele toda honra e glória.
Todo o sucesso do pastor está em reconhecer a sua dependência do Espírito Santo e saber que sem a presença de Deus, ele não é nada apenas mais um entre a multidão. Todo o pastor deve estar escondido à sombra da cruz.

Sabemos que o pastor não agrada a todas as ovelhas, existem diversidades de opiniões e de incredulidade. Quando você vê algumas ovelhas falando mal de seu pastor, pergunte para ela: Você tem orado por seu pastor?

Em vez de Super homem, o apóstolo Paulo no texto base desta mensagem diz: Deus escolheu as coisas fracas e loucas deste mundo, para confundir as sábias e as fortes I Coríntios 1:27.

E o resultado final, que ninguém se glorie nele mesmo e sim em saber que a força vem de Deus.

As ovelhas e a cobertura espiritual aos seus líderes.
Sabemos que os pastores dependem das nossas orações para uma cobertura espiritual. Lembra de Moisés? Veja abaixo:

Êxodo 17:11 “Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque”.

O que aprendemos com esta historia? Que cobertura espiritual é um assunto muito sério na Bíblia.

Deus estabeleceu guias para o seu rebanho, não Super Homens. Colocou sobre eles uma unção, deu-lhes autoridade sobre o inimigo e ordenou que as ovelhas andassem obedientes debaixo de sua direção:

“Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros” (Hebreus 13.17).

Este é o lugar que elas têm de segurança, prosperidade e frutificação abundante. Moisés é um dos mais completos pastores que encontramos na Bíblia, um verdadeiro modelo de líder. Sua intimidade com Deus, seu coração de intercessor e sua autoridade espiritual são uma inspiração irrefutável.

Então concluímos a nossa mensagem conclamando as ovelhas segurarem os braços de seu pastor.

Assim seremos vencedores, faça esta cobertura espiritual ao seu pastor e verás que quando ele pensar ser “fraco”, aí ele é forte. II Co 12:9, 10, pois estás orando, intercedendo a Deus por seu Pastor.

Lembre-se seu pastor não é super homem.

Por Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...