Levai as cargas uns dos outros

“Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te” Isaías 41:6
Outro dia percebi uma vizinha que descia do ônibus com várias sacolas de supermercado. Eram sacolas pesadas. Essa vizinha ficou constrangida em pedir-me ajuda, pois a caminhada era um pouco distante até sua casa. Mas, ao perceber pelo seu olhar o pedido de socorro, logo me ofereci em ajudar a carregar as tais sacolas… De imediato ela sorriu e agradeceu.

Explicou que, ninguém da família pode ir encontrá-la; e, se não fosse minha ajuda, nem saberia como ia fazer para carregar tudo sozinha.
Eu fiquei pensando: Como essa senhora faria para levar todo o peso sozinha? Isso seria inviável.

Gálatas 6:2 diz: “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” (Levai as cargas pesadas uns dos outros e, assim, estareis cumprindo a Lei de Cristo. – Versão King James)

Esse texto, de Gálatas 6, fala exatamente isso: ajudem uns aos outros; carreguem as sacolas de seu irmão; não deixe ele sozinho nessa caminhada, você pode fazer algo por ele.
Existem pesos (sacolas) em nossas vidas que seria quase impossível de carregá-los sem ajuda mútua ou orientação. Você já parou para pensar que, quando a estrada é longa, mas você tem uma companhia te dando suporte, conversando com você, nem parece tão distante assim?

Existem pessoas que, muitas vezes, ficam constrangidas em pedir ajuda e não se abrem umas com as outras com medo de pedir socorro. Seguem carregando seus pesos, suas sacolas, seus fardos pesados sozinhas; mesmo sem forças, elas se arrastam pelas ruas. Nossa função como cristão é ter a percepção que o outro precisa de ajuda; não deixe passar essa oportunidade. Seria bom e agradável a Deus, se todos nós nos colocássemos a disposição do próximo.

“Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós…” Romanos 12:15-16

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” Mateus 5:7
Reflita sobre isto, pois: “Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Tiago, 4:17
“… antes pelo amor servi-vos uns aos outros.” Gálatas 5:13b
“Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te” Isaías 41:6

Você sabia que fazer o bem, mesmo que seja ajudar a carregar “as sacolas do próximo”, faz parte da lei da semeadura?

“Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” Gálatas 6:9-10
Mesmo que seja cansativa e longa a estrada e pesada as sacolas, ajude seu irmão; divida esse peso.
“Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”. Gálatas 6:10

Reflita sobre isso
Será que eu percebo quando alguém está sobrecarregado? Será que eu tenho me importado com as cargas dos outros??? Ou o problema do outro não me interessa?
Não tem como ser um verdadeiro cristão sem a prática da empatia. Quando nos colocamos no lugar do outro, sentimos o peso, a carga que ele está carregando e, antes que peça socorro, as socorreremos …

Deus tenha misericórdia de nós e que possamos ajudar uns aos outros

Fiquem na Paz

Por Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...