Comece 2016 com um plano de leitura da Bíblia

O Ano NOVO começou. Que tal iniciar esse novo tempo com um plano de leitura da bíblia? Se você ainda não leu ela inteira, esta é uma ótima oportunidade de começar. E o que não faltam são auxílios disponíveis na internet para que você possa desenvolver isso da melhor forma.

O site do ministério Voltemos ao Evangelho publicou na última terça-feira (29) três formas de plano de leitura da bíblia e estão disponíveis para download gratuito. O primeiro deles é o tradicional, com a leitura sequencial de um trecho do Antigo Testamento e um do Novo, mais salmos ou provérbios. Este plano lê o Novo Testamento, os Salmos e os Provérbios duas vezes.

Já o segundo, o plano de leitura bíblica espaçado, foi elaborado pela Discipleship Journal, Navpress, este plano propõe a leitura de livros inteiros da Bíblia, intercalando entre o VT e NT, mais um livro poético ou Isaías. O destaque do plano é que há somente 25 dias no mês, sobrando tempo para colocar a leitura em dia.

A terceira forma é o plano de leitura bíblica diversificado, que possui uma leitura diária de quatro agrupados literários diferentes da Bíblia: (1) Salmos e Literatura de Sabedoria, (2) Pentateuco e História de Israel, (3) Crônicas e Profetas e (4) Evangelhos e Epístolas.

Você pode escolher o que mais lhe agradar. O site recomenda o plano espaçado se você não for muito disciplinado em sua leitura bíblica.

O site ainda oferece dicas para você não desistir da leitura durante o ano, A primeira é planejar um horário de devocional e, através da repetição, transformar isso em um bom hábito. A segunda é orar antes de ler e lembrar que compreender corretamente as Escrituras é uma obra sobrenatural do Espírito Santo.

As dicas são de Vinícius Musselman Pimentel, o fundador do blog Voltemos ao Evangelho (2008), além de ser formado em engenharia química pela UNICAMP e graduando em Teologia pelo Seminário Martin Bucer. Para fazer download dos planos, clique aqui.

Guiame

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...