Somos desobedientes por natureza

Texto Base Romanos 7:18-20
Certo dia eu li algo em um Outdoor que, por cima da mensagem, estava escrito: “Não leia”. 

Também percebi em alguns classificados em jornais algo semelhante, às vezes, feito propositalmente, pois funciona devido à curiosidade do ser humano. Apenas a ênfase do “não leia” foi o suficiente para que eu lesse toda a mensagem e o que o autor ou quem teve a intenção de publicar, quis passar.

Somos desobedientes por natureza, crescemos ouvindo dos nossos pais: “Não mexa”, “Não faça isso ou aquilo”. Estamos cercados de proibições como: Não fume, Não Buzine, ... , com certeza alguém fará, e outras pessoas o copiarão, pois dirão: Fulano faz, beltrano também.

Foi assim no principio, a restrição, a curiosidade e desobediência do homem, o levou a queda e a maldição do pecado. Eva foi questionada pela serpente, e aceitou a sugestão da propaganda enganosa e caíram da presença de Deus. Gênesis 3:1-7.

Não sei se você percebe que, quanto mais ênfase nós damos as restrições, mais vemos nossos filhos sendo tentados a desobedecerem. 

Nos dias de hoje não adianta muito, implorarmos aos pichadores que não sujem os nossos muros recém pintados. Alguns colocam a frase: “Reservado para pichadores amadores”. Em alguns casos até funcionam, mas os amadores acabam aceitando a idéia.

Somos tão desobedientes e a nossa natureza demonstra bem isso, trazemos isto desde Adão até os nossos dias, veja o que o Apostolo Paulo: diz: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim."

Embora somos aconselhados pelas escrituras sermos imitadores de Paulo, neste texto temos algo em comum em todos nós. Paulo mostra sua dependência total de Cristo e demonstra sua reprovação na questão de sua natureza humana, desobediente e curioso.

O diabo tem lançado algumas propagandas, muitas vezes colocando em duvidas nas restrições e advertências feita por nosso Pai. Dentro destas restrições faz ele algumas dezenas e milhares de “ênfases” a nós, nos questionando. Pois ele sabe que somos curiosos desde o princípio e que carregamos em nós a natureza caída de Adão. 

Veja algumas “ênfases” feitas por ele: Não é bem assim! Você é livre, você pode tudo! Todos fazem, porque você ficaria de fora? Deus não é amor? Então ele o perdoará, basta sacrificar. 

Às vezes sacrificamos em vez de obedecermos, temos até prazer em sacrificarmos, mas não conseguimos obedecermos. I Samuel 15:22 diz que obedecer é melhor que sacrificar... 

Embora sabendo das nossas limitações e conhecendo bem de perto a nossa natureza, brigamos diariamente com ela. Travamos uma batalha, todos os dias onde só vencemos através de Cristo. 

Ele é a nossa vitória, pois é ele que nos justifica diante de Deus. 

Humanamente sem Cristo não se vence esta batalha, pois sempre seremos curiosos e desobedientes, levados a propaganda e enganos do maligno. Somos todos iguais diante de Deus. Não fazemos o bem, não somos bonzinhos como muitos dizem: Eu não faço nada de errado. Nada disso vale para a Salvação. A nossa sorte é as “misericórdias de Deus e o sacrifício vicário de Jesus”.

O Senhor Jesus, este nome faz toda diferença em nossas vidas. 

Por Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...