Dormindo em paz

Em uma cidade do Iraque no período da guerra, quando o EUA estava derramando bombas, mísseis e causando aquela destruição, pessoas, em meio um ataque e outro, comportavam-se como se nada estivesse acontecendo, embora os seus rostos estivessem transmitindo todo terror que aquela guerra estava causando.

Vi uma reportagem onde crianças brincavam, sorriam, corriam entre os destroços de um caça derrubado pelo exército Iraquiano e até faziam pose em cima daquele avião. Fiquei me perguntando: como pode uma criança ser criança, sorrir em meio a tanta destruição? Como podem essas crianças dormir em paz com tanta desgraça? Em meio aos mísseis, não detonado, em meio aos corpos dos soldados inimigos, jogam bola, correm e até conseguem não ver tantos problemas.

Amado você já prestou atenção que as crianças não estão preocupadas, com o mundo dos adultos, com bombas, com avião? Elas não estão “nem aí”, elas não querem “nem saber” como vai ser o dia de amanhã. Você já observou que seus filhos, quando pequenos, não querem nem saber se você tem o dinheiro para pagar suas contas, ou se está desempregado, ou se ainda vai faltar o leite ou o pão? Simplesmente quando estão com fome dizem: quero comida.

Já observaste o sono deles como é tranqüilo?

Certa ocasião eu passei por uma situação de desemprego, onde eu perdia o sono vendo o final do mês se aproximar, contas vencer, parecia que eu ia entrar em parafuso; e os meus filhos dormiam tranqüilos após um dia onde passaram brincando, sorrindo como se no outro dia fôssemos ao parque de diversão, tudo, para eles, corriam as mil maravilhas. Tentei me infiltrar no meio deles para esquecer o que estava acontecendo. Por alguns minutos esqueci, mas quando sai do meio deles, voltaram os problemas, sabem porque? Simplesmente porque eu não era criança.

Certa ocasião meu filho fez uma malcriação e levou umas belas palmadas; daí uns dois minutinhos ele olhou pra mim e disse: pai eu te amo. Porque elas amam assim?

Tente explicar porque elas agem assim? Porque, mas cedo ou mais tarde seu pai vai encontrar um emprego; mas cedo ou mais tarde alguém vai dar um jeito na situação. Elas confiam nos seus pais e nada pode abalar esta confiança.

Por isto Jesus mostrou uma criança como exemplo, veja: E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus. Mateus 18:3.

Jesus usou uma criança para ajudar seus egocêntricos discípulos a entenderem o assunto. Não devemos ser imaturos (como os discípulos, fazendo perguntas sobre assuntos sem importância), mas ter a humildade e a simplicidade de um coração de criança.

Para que sintam seguras, tudo o que as crianças necessitam é de um olhar carinhoso e um afago gentil de alguém que as ame e cuide delas. Elas acreditam em nós, porque confiam. Jesus disse que as pessoas devem confiar nEle com este mesmo tipo de fé infantil. Não temos que entender todos os mistérios do universo; é suficiente saber que Deus nos ama e perdoa nossos pecados. Isto não quer dizer que devemos ser infantis, imaturos, mas que devemos confiar em Deus com a simplicidade e a receptividade de uma criança.

Será que estamos sendo imaturos ou infantis?

Que Deus nosso pai celeste possa nos abençoar e nos fazer agir como o coração de uma criança: com simplicidade, com ternura, sem mágoas. E que possamos, em meio a tantos problemas, dizer como o salmista Davi: Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.Sl 3:5. Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança. Sl 4:8.

Por Josiel Dias
IEC-Alcantara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...