A fogueira e as brasas.

Quando era menino lá no alto sertão da Paraíba, na época junina minha família (ainda não convertida) costumava fazer aquelas grandes fogueiras, as crianças brincavam, os adultos assavam milho, era muita alegria e eu observava tudo.

Percebia que a fogueira queimava os troncos, e por sua vez formavam as brasas, era bonito demais. As brasas bem vermelhas, quentes e ás vezes algumas delas saltavam da fogueira e logo passavam de vermelho fogo para cinza, e depois para preto, perdiam o calor e a brasa virava carvão.

Hoje depois de anos, longe do Nordeste me pego a pensar, fazer analogias, chegando a conclusão que a igreja é como aquela fogueira, que aquece, que alegra os que a rodeiam e que nós, os crentes, somos como brasas, juntos queimaremos por muito tempo, mas se saltarmos da fogueira logo esfriaremos na fé.

A princípio parece que tudo está normal, mas com o passar do tempo por causa das tentações e apelos do mundo, a sua fé começa a diminuir e em pouco tempo, por não ser edificado com as experiências de outros irmãos, esta fé vem a morrer.

Mas da mesma forma que acontece com a brasa que virou carvão e é colocada de volta na fogueira e tem sua chama revigorada assim é o crente que volta para a igreja e para o convívio de comunhão com seus irmãos e tem sua fé revigorada.

Por mais que enfrentamos problemas no convívio eclesiástico , não devemos abandonar a igreja. ‘ E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia”. (Hebreus 10:24-25)

Precisamos estar juntos. Cada brasa desenvolvendo seu papel e juntas formarem uma linda fogueira que aquece, alimenta e alegra.

Edifiquemo-nos uns aos outros com estas palavras. Permaneça na sua posição, nós precisamos uns dos outros, para mantermos acessos. Quero lhe sugerir que a partir de hoje, você pudesse se enxergar como uma brasinha e seu irmão também, zele por ele, ame-o, respeite-o, agradeça a Deus por você está numa fogueira viva, acendendo um fogo santo que agrada a Deus.

Você já disse hoje ao seu irmão que ele é importante para você? Faça-o agora e confirme que você é uma brasa viva.

Que Deus abençoe.
Pr. Ialan Jay de Sá Calvacante
IEC Alcântara
São Gonçalo

Um comentário:

  1. "Precisamos estar juntos. Cada brasa desenvolvendo seu papel e juntas formarem uma linda fogueira que aquece, alimenta e alegra".

    É verdade... a união, a comunhão é importante para manter acesa a chama...

    Muito bom o texto.

    Quando puder e vosso tempo permitir, dê uma passadinha em nosso humilde blog: www.evangelismoelouvor.com . Direto ao assunto: ESTOU ME INCLUINDO EM SEU QUADRO DE SEGUIDORES e gostaria muito de tê-lo em em nosso quadro também, que, alías, não considero SEGUIDORES, mas AMIGOS que propõem compartilhar boas novas ou mesmo refletir criticamente os "dias trabalhosos" da pós-modernidade, dentro e fora da igreja.

    Conto com seu atenção e compartilhamento.

    Que o Senhor Jesus abençoe a sua vida e, através do blog, a vida de todos os seus leitores.11

    Ozenice Almeida
    Nosso Blog: www.evangelismoelouvor.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...