O cristão deve estudar teologia?

De um lado vejo muitos cristãos que desejam estudar teologia, se aprofundar nas coisas de Deus. Por outro lado, vejo muitos outros que dizem que teologia te afastará de Deus, que “a letra mata” ou que não adianta saber tudo de teologia se não viver ou adorar, etc.

O cristão deve estudar ou não teologia?
Eu diria que sim. O cristão deve estudar teologia bíblica. Deve se aprofundar no conhecimento de quem é Deus, seus atributos, se aprofundar no conhecimento bíblico, história da igreja, saber interpretar o texto bíblico, se possível aprender as línguas originais… Porém, no mínimo, o cristão deve estudar e se dedicar a se aprofundar no conhecimento das escrituras. 
 
O fato de o Espírito Santo instruir e nos direcionar não elimina o fato de nós devemos nos debruçar diante do texto e nos aprofundar, buscar o contexto, caso contrário falaremos muitas besteiras que não tem nada a ver com o texto bíblico (eu já vi isso MUITAS vezes de pastores que eram homens de Deus).

Aqueles que dizem que a letra mata, ou que não precisam conhecer a bíblia de capa a capa, mas que basta aplicar um versículo e tudo bem, estão mais próximos de aplicar a bíblia como Satanás aplicou quando tentou Jesus do que de fato compreendê-la. Se não tivermos uma noção clara do texto completo, de maneira nenhuma conseguiremos interpretar um texto isolado. Conhecer muito da bíblia não é defeito é qualidade. Não praticar é defeito. Mas sem conhecer, é impossível praticar.

Se você já é cristão a mais de um ano e nunca leu a bíblia toda, e não a lê todos os dias, e não procura aprender da bíblia ainda mais, tem algo muito errado com você.

Porém, vejo que muitos ao estudar teologia se tornam frios, donos da verdade e querendo resposta para tudo. Sinceramente, eu não acredito em teologia que não nos leve a chorar diante de Deus.

Se a teologia que você estuda não te colocar de joelhos diante de um Deus Grande e Insondável com a total convicção de que você é pequeno e limitado, então sua teologia não é boa o suficiente.

Muitos ao estudar acham que tem resposta pra tudo. Essa teologia estuda sobre deus, mas não sobre o Único e Verdadeiro Deus. Ao nos aproximarmos dEle, caímos de joelhos certos de que nada somos.

Que possamos a cada dia mais ser completamente sedentos por Ele.

Informação Gospel +

Um comentário:

  1. O QUE CRENTE PRECISA ESTUDAR É A BÍBLIA, MAS A CRENTAIDA SÓ FICA COM O PASTOR FALOU E PASTOR NÃO GOSTA DE CRISTÃO QUE LÊ BÍBLIA, NUNCA VI UM PASTOR ENSINANDO O POVÃO DELE LER BÍBLIA

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...