Destronando Mamom

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.Lucas9:23 
Mamom precisa urgentemente sair do trono, descer e ser retirado e jogado fora para que o verdadeiro Senhor, o verdadeiro Deus tome a primazia e torne-se o centro de nossa adoração.

Como é difícil abrir mão daquilo que nos dá prazer, como é difícil jogar fora aquilo que rouba o lugar que deve ser preenchido por um único Senhor. No texto acima Jesus dizia pra todos, inclusive os discípulos; Se alguém quer ser meu discípulo deve negar a si mesmo, ou seja, “mamom” não prevalece mais, “minha riqueza”, “meus bens” não deve receber nenhum tipo de louvor, nem devoção, muito menos adoração.

Destronando Mamon não é nada mais que jogar fora tudo que rouba o lugar de Deus em nossos corações. Às vezes dizemos que somos discípulos, às vezes proclamamos que Deus está acima de tudo, até dizemos que servimos a Deus mas nossas atitudes financeiras ou administração de nossos “bens” mostram muito bem a quem realmente nós servimos. 

O termo “mamon” é usado por Jesus para demonstrar que o amor ao dinheiro, muitas vezes às riquezas tem se tornado senhor de muitas pessoas. (Mt. 6:24).

Normalmente quem tem muito dinheiro, ou muitas riquezas exclui Deus de suas vidas. Pensam e dizem eles: “Pra que Deus, se sou alto-suficiente! ... Pra que orar à Deus por ter alguma enfermidade se tenho os melhores médicos, os melhores planos de saúde?  Normalmente servem e chegam a venerar sua “grana”. Quem já ouviu uma frase bem conhecida, tipo assim: Meu deus é meu dinheiro...?

É por isso que Jesus declarou para os seus discípulos: você não pode servir a Deus e a mamon [dinheiro e as riquezas]. Veja: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mt 6:24)".

A Mensagem bíblica para aqueles que tem mamom sentado no trono. 
Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:7-10
O Jovem Rico que tinha mamon como senhor. Marcos 10 
A bíblia mostra uma história que reflete muito bem esse contexto. O Jovem rico e seu encontro com o Senhor essa história está relatada em Marcos 10 a partir do versículo 17.

Essa é uma história muito interessante, pois retrata nos dias de hoje muita gente, muitas pessoas agem exatamente como esse tal jovem rico.  Perceba que pelo menos quatro ações nos chama a atenção nesse jovem.

“E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”

A princípio quando vemos a atitude desse jovem, querendo saber mais sobre vida eterna e como entrar nessa vida, podemos até dizer que ele começa muito bem o diálogo para o discipulado com Cristo, mas quando é confrontado pelo Mestre mostrando-lhe que segui-lo e entrar em seu Reino requeria daquele jovem renúncia, requeria dele apenas UM SENHOR, UM SALVADOR, já não era mais o mesmo.

Muitos se identificam com esse jovem rico, veja algumas atitudes dele. 
1- O jovem quando avista o Mestre vindo no caminho, ele corre ao encontro de Jesus, isso me chama muito atenção o impulso de vir até Cristo.

2- Se ajoelhou diante de Cristo... Que atitude maravilhosa, ajoelhar-se, prostrar-se é o mesmo que o adorar, reverenciar alguém digno dessa saudação.

3- Reconhecer Jesus como um bom Mestre.

4- Preocupar-se com sua vida Eterna...   

A princípio não podemos desconsiderar essas atitudes desse jovem, mas a seguir ele faz como muitas pessoas fazem nos dias atuais. Começam bem, mas não abrem mão de jeito nenhum de seu deus “mamon”. 

Jesus olha para aquele jovem e faz um raio x daquela vida. É como estivesse passando um scaner, o jovem não sabia, mas Jesus via por dentro dele quem estava sentado no centro de seu coração. Então Jesus diz pra ele: Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe?

Por que Jesus fez essas perguntas pra ele? Claro que Jesus sabia que ele era um bom judeu e até guardava a Lei de Moisés, mas Jesus como sempre queria confrontar o homem interior mostrando que nada adianta fazer o correto mas ter convicções erradas. Aquele jovem fazia o que a Lei dizia, mas seu coração refletia o contrário.  Veja o que ele responde pra Jesus: 

“Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.”

 A religiosidade daquele jovem era coisa maravilhosa suas atitudes grandiosas diante da Lei, mas... porém... contudo... todavia... faltava algo mais para a perfeição... E Jesus logo fala pra ele: “Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.”

Perguntamos então, quem disse pra Jesus que aquele jovem servia a mamon? Jesus toca no ponto principal daquele jovem, a devoção a mamon, o dinheiro, a riqueza estava sendo seu deus.   Agora Jesus confronta ele dizendo: Desfaça de tudo que você tem, jogue fora seu deus mamon desfaça de toda riqueza.

Por que Jesus fez isso? Não há problema em ser rico, ou ter muitas riquezas. O problema que as pessoas que estão nesse grupo, confiam em suas poses como se fosse Deus.

Perguntamos: Não bastava a atitude do jovem vindo correndo, prostrando-se, reconhecendo Jesus como um bom Mestre? Respondemos: Não bastava! Jesus queria ser o centro da vida, da devoção daquele jovem.

O que aconteceu depois disso? O jovem baixa a cabeça e retira-se triste diante de Cristo. Pelo que conhecemos na Bíblia todos que vinham ao encontro de Jesus eram transformados, eram curados, ficavam alegres, eram novas criaturas. Mas esse jovem foi o único que saiu, triste desse encontro. Embora o começo foi muito lindo, o final foi muito trágico para o jovem.

Fica a dica: Quem tem roubado o lugar de Deus em nosso coração?

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?
Lucas 9:23-25

Quantas pessoas vem ao encontro de Cristo, até são conhecidas como politicamente religiosas, mas não abrem mão nem renuncia a si mesmo. Jesus não pode ser Senhor dessas pessoas se elas não aceitarem unicamente Jesus em suas vidas.

Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se? Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. Marcos 10:17-27

Só há um Senhor, Só há um Salvador, Só há um Deus. A Ele a honra, A Ele a glória e o Louvor pelos séculos dos séculos, Amém. Deus seja Louvado

Pb Josiel Dias
IEC Alcântara

4 comentários:

  1. Palavra edificante irmão, se o indivíduo não estiver disposto a sacrificar o amor louco pelas coisas do mundo, não estará disposto a realizar a obra do Senhor... E como vc bem disse, como as pessoas estão se apegando ao dinheiro hoje né? Mas nossa confiança está no Senhor... Que Deus continue te abençoando em tudo que fizer... Já estou te seguindo... Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jamson Obrigado pelo seu comentário, Deus te abençoe ricamente

    ResponderExcluir
  3. Obrigado meu irmão

    ResponderExcluir
  4. Nice and interesting blog!
    Followed you!
    Follow me too!
    http://anna-tomen.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...