O culto começa em casa.

Provérbios 22:06 

Como anda a nossa adoração? Como anda nosso culto doméstico? O culto começa em nosso lar com nossa família. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.

Hoje em dia a televisão, os jogos eletrônicos, o corre-corre da vida tem ocupado cada vez mais o espaço de comunhão entre as famílias, cada vez mais os pais se distanciam dos filhos. Hoje em dia, é quase impossível, os pais reunirem-se com os filhos na mesa, pelo menos para fazer as refeições em comunhão.

Quando o texto de Provérbio nos diz: “Ensina a Criança”, percebemos que a tarefa de doutrinar e ensinar a criança, começa no lar com os pais, por isso o texto esta dirigido aos pais. Alguns pais transferem esta responsabilidade para igreja, até mesmo a educação que eles deveriam passar para seus filhos, jogam para cima da liderança, pastores, professores de escola bíblica dominical.

O Culto doméstico aos poucos perde espaço para as novelas, filmes, e Internet. O culto doméstico tem uma grande importância na vida espiritual das famílias. É neste culto que a criança aprende sobre Cristo, sobre fé, sobre as escrituras sagradas. Isto nós vemos em todo velho testamento; a fé sendo passado para os filhos, e netos e bisnetos. Hoje, contaríamos nos dedos, as famílias que mantêm o culto doméstico.

Nas escrituras e na cultura judaica, as refeições são como um culto doméstico, não participam da mesa sem antes o Pai ou o líder ler um salmo e fazer uma oração de mãos dadas em agradecimento ao alimento.

Hoje em dia, se pega o prato e corre para frente da televisão, as vezes quando senta-se à mesa quase não mastigam a comida direito, para não perder o que passa na televisão.

Como perdemos tempo, envolvidos nesta vida, com as coisas do mundo, não é mesmo? Não estou aqui censurando a televisão, nem a Internet, pois sem a qual não seria possível ler esta mensagem neste momento.

O que eu me refiro acima é que estas tecnologias não podem tomar o primeiro lugar em sua vida nem o da sua família. Não devemos priorizar acima da nossa adoração, acima mesmo da nossa família, a Internet, televisão e jogos etc.

Outro dia houve uma falta de energia em nosso bairro e ficamos quase 24 horas sem televisão, nem Internet. Como foi edificante. Meus filhos brincaram de esconde-esconde, fizeram sombra na parede com os dedos sobre as velas. Rimos um bocado, cantamos, imitamos vozes, foi realmente divertido.

Esta comunhão, entre as famílias, tem sumido devido tanta tecnologia, tanta ocupação. Devemos priorizar a nossa família, devemos reservar um tempo para brincarmos com nossos filhos. Tempo para cantarmos, jogarmos jogos de mesa, banco imobiliário, algo que junte-nos ao em vez de separar-nos. Isto é bíblico. A união da família vence as dificuldades e ajuda solucionar os problemas.

Jesus, certa ocasião falou: Um reino dividido não subsiste, e eu diria: Uma casa dividida não subsiste, uma família dividida não subsiste. Precisamos nos unir neste objetivo, pois o culto começa no lar e continua na congregação na igreja. Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor...A alegria começa no lar, antes mesmo de nos dirigirmos para igreja, devemos já sair do nosso lar cantando, e bendizendo ao Senhor, pois ele é digno de toda nossa adoração.

O Culto doméstico faz com que as famílias, além de manter-se unidas, fiquem sadia na fé e na vida espiritual. Participar sempre destes cultos nos lares, alimenta, fortifica e sacia. A Igreja primitiva reunia-se todos os dias no templo e nas casas.

Famílias envolvidas com a palavra, não morre espiritualmente, pois se alimentam diariamente da palavra e isto só aumenta a fé. A Fé vem do ouvir, a fé vem do contato diário com a palavra de Deus, Romanos 10:17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Que possamos resgatar este culto doméstico, que possamos unir-se em um só objetivo, o de adorar ao Senhor, começando em casa e continuando na Igreja.

Veja a responsabilidade da reunião em casa, da comunhão entre os familiares, o ensinamento não é só da igreja ou das professoras da escola dominical. Deus havia passado as coordenadas para os pais criarem os filhos no temor do Senhor.

Veja o que diz este texto de Deuteronômio 6:5-7: Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

Que possamos resgatar este ensinamento, uma criança criada no temor do Senhor não será problema para sociedade, nem para os pais nem para igreja.

Deus abençoe a nós, pais, para que ensinemos a mensagem salvadora e redentora nestes futuros pais.

Amém!
Por Josiel Dias
Congregacional
São Gonçalo.

2 comentários:

  1. Olá Josiel vim agradecer a sua visita e o seu comentário no meu site danisueli.webnode.com.br muito obrigada. Mais não sei se continuarei a utilizar o webnode pois estou tendo dificuldade de fazer login, estou repassando as mensagens para um novo endereço. www.mensagensqueedificam.weebly.com e se der certo talvez até compre um dominio. Mais antes vou mandar um novo email para o webnode, pois já é a segunda vez que isto ocorre.

    Seu blog é show, uma bênção de Deus. Muito precioso porque fala das coisas que são lá do alto, e exalta o nosso Tremendo Senhor JESUS.

    Hoje passei rapidinho, mais vou voltar e estarei lendo suas mensagens preciosas que realmente edificam e isto é o que sempre busco colocar no meu site. Se você não se importar copiarei as que eu gostar e postarei no meu site, claro citando seu nome e seu blog maravilhoso. ok

    Deus te abençõe grandemente. servo do Deus Altissimo!

    Danielle Sueli

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o ensinamento! Deus lhe abençoe~

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...