Israel: primeiro-ministro pede silêncio sobre ataques ao Irã

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, pediu silêncio aos seus ministros e responsáveis militares sobre possíveis ataques contra as instalações nucleares iranianas. A notícia é esta segunda-feira avançada pelos meios de comunicação social israelitas.

Netanyahu tomou esta decisão após uma série de declarações alarmistas proferidas nos últimos dias por membros do seu Governo e por parte de altos responsáveis ligados ao processo.
Segundo o site do diário 'Maariv', que cita "um alto responsável em Jerusalém", o primeiro-ministro quer evitar dar a impressão de que Israel deseja provocar os Estados Unidos contra a sua vontade numa guerra contra o Irã".

Tal cenário "poderia afectar os interesses nacionais dos Estados Unidos e abalar as suas relações com Israel", acrescentou o mesmo responsável.
De acordo com a mesma fonte, as críticas visam sobretudo as recentes declarações do ministro da Defesa, Ehud Barak, do vice-primeiro-ministro encarregue dos negócios estratégicos, Moshe Yaalon, e de vários generais.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou no passado domingo que Israel não tomou qualquer decisão sobre um eventual ataque a instalações nucleares iranianas.
Na quinta-feira, o diário 'Washington Post' indicou que o secretário da Defesa norte-americano, Leon Panetta, considerou existir uma "forte probabilidade" de Israel atacar o Irã na primavera.

Já Israel acusa o Irã, que considera como o seu principal inimigo estratégico, de querer dotar-se de uma arma nuclear ao abrigo de um programa civil, situação que Teerã desmente.

Informações Correio da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...