Chavões e provérbios no meio Evangélico

No meio evangélico, freqüentemente, ouvimos afirmações do tipo: Está escrito ou disse Jesus, quando na verdade, não está escrito assim, nem Jesus disse. Você já percebeu como as pessoas gostam de repetir o que os outros falam?

1. (chavão): A primeira afirmação de que Deus disse, quando na verdade, Deus não disse, está em "Gênesis 3.2,3 - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do Jardim comeremos; Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: "Não comereis dele, nem tocareis", para que não morrais. O que realmente Deus disse? Gênesis 2.17 - Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela "não comerás"; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

2. (Chavão): É muito comum ouvirmos alguém citar este versículo:Disse Jesus: No mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo, eu vencí o mundo, e "vós vencereis também".
É claro que através da vitória de Cristo todos os seus seguidores autênticos, nascidos de Deus (I Jo 5:4), se tornam mais do que vencedores (Rm 8:37). Não obstante, as palavras de Jesus em João 16:33 foram apenas: "Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". O complemento "e vós vencereis" é um acréscimo às palavras do Mestre, prática que ele mesmo proibiu (Ap 22:18). O que realmente Jesus disse? No mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo "eu vencí", (João 16.33 - parte b). A vitória do cristão, foi conquistada por Jesus e consolidada definitivamente, quando o Senhor declarou no alto do calvário: PAI ESTÁ TUDO CONSUMADO, João 19.30. O povo de Deus não vai ser vencedor, os eleitos de Deus, são mais que vencedores. Rm 8.37- Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou."O apóstolo Paulo, usou o verbo no presente, (somos)".

3. (Chavão): "A voz do povo é a voz de Deus"
Essa frase antibíblica e extrabíblica, oriunda do latim vox populi, vox Dei, como se fosse bíblica! Quando Jesus andou na terra, a opinião do povo a seu respeito era variada. Uns o consideravam pecador (Jo 9:16) ou endemoninhado (Mt 12:24), e outros criam que era um profeta (Mt 16:13,14). Enquanto isso, a voz de Deus ecoava: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo"
(Mt 3:17). Seria a voz do povo a voz do Senhor?

4. (Chavão): Deus tarda, mas não falha
Evidentemente Deus não tarda, (Hb10.37 - Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de ir virá, e "não tardará").
É provável que alguns façam uso de alguns textos como: Habacuque 2.3 - Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá. Se tardar, espera-o; porque certamente virá, "não tardará" ou Mt 25.5 "E tardando o Esposo, tosquenejaram todas e adormeceram, etc.
Aparentemente, pode parecer que Ele "tarda", porém Ele "não tarda".
A) Para as virgens, Mt 25.5, "este tardar", está inserido na concepção humana, Lc 12.45,46.
B) Na parábola do juiz iníquo, Lc 18.7, o próprio Jesus declarou que para alguns Deus tarda, porém, acrescentou que "depressa" ele atende, Lc 18.7,8.

5. (Chavão): Jesus é a Rosa de Sarom e o Lírio dos Vales
Existe inclusive alguns da harpa cristã,que contém esta afirmação, (nº. 58,196, 198). Esta afirmação está fundamentada equivocadamente em Cantares 2.1 "Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales". Aqui fala a donzela sulamita, ela se compara às flores simples dos campos, pois está acostumada à aristocracia de Jerusalém. Sarom é a planície litorânica imediatamente ao sul do monte Carmelo, (Nota: Bíblia pentecostal, página 984).
Conclusão: Em suma, o texto não faz referência a "ele" e sim a "sulamita", portanto, espiritualmente, uma referência explicita a igreja e não ao Senhor.

6. (Chavão): Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és
Clássica, não? Quantos pregadores não usam essa frase... Alguém já chegou a dizer acerca dela: "Não está na Bíblia? Então deveria estar!" Bem, a Bíblia apresenta versículos parecidos, que podem ser usados em lugar da frase em questão: "O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom" (Pv 16:29); "Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo" (Pv 4:13,14).
Esta declaração não contém uma declaração plena, pois, José conviveu com pecadores no Egito e nunca se contaminou, Daniel conviveu num ambiente paganizado e vil como em Babilônia e não se contaminou com os manjares do rei, e o que dizer de Jesus, que andou com os pecadores e nunca cometeu uma falta?
7. (Chavão): Deus cegou os entendimentos dos incrédulos
É Deus que cega o entendimento dos incrédulos?! A Bíblia diz: "... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (II Co 4:4). Esse "deus" é o diabo, e não o Deus verdadeiro que ilumina os que estão em trevas (Jo 8:12; I Jo 1:7).

8. (Chavão): Não cai uma folha de uma árvore, se Deus não permitir
A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40:12-31, vemos como tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico! Portanto, você não encontramos este versículo em nenhum capitulo da bíblia, pelo simples fato dele não existir.

9. (Chavão): A palavra de Deus se "renova" dia após dia
Não está escrito, que a "Bíblia" se renova e sim as "misericórdias" do Senhor, Lm 3.21,22.

10. (Chavão): Paulo caiu do cavalo
Não podemos afirmar o que a bíblia não diz, se fundamentando apenas na lógica ou suposições, Lucas diz que Saulo "caindo em terra", ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, porque me persegues?, At 9.4.

11. (Chavão): Antes do encontro com Cristo, ele era "Saulo", depois do encontro, ele foi transformado e teve o seu nome mudado para "Paulo"
Existe inclusive um belo hino na Harpa Cristã nº 196, segunda estrofe que diz: Mui zeloso pela lei foi "Saulo", perseguia o povo de Deus, mas, transformado foi em um "Paulo", pois achou ele a "Rosa dos céus".
É que algumas pessoas na Bíblia, tiveram o seu nome mudado, por exemplo:
a) - Abrão, teve o seu nome mudado para "Abraão", Gn 17. 1,5;
b) - Sarai, teve o seu nome mudado para "Sara", Gn 17.15;
c) - Jacó, teve o seu nome mudado para "Israel" Gn 32.27,28;
Porém, no caso em evidência, "Saulo, não teve o seu nome mudado para "Paulo". Pois, Paulo era o nome romano de Saulo de Tarso.

12. (Chavão): Deus escreve certo, por linhas tortas
Esta declaração não se encontra nas escrituras.

13. (Chavão): Quem canta, seus males espanta
Se a referência for,(I Sm 16.23), aqui Daví não "cantava", "tocava" a sua harpa e o espírito maligno deixava de pertubar (não Daví), mas, o rei Saul.

14. (chavão): No céu, seremos anjos
Alguns afirmam que foi o próprio Jesus que fez esta afirmação, porém, não foi isto que Jesus declararou, Ele disse que no céu seremos "como" os anjos de Deus no céu, Mt 22.30.

15. (Chavão): Quem brinca com fogo, se queima
Este versículo não encontramos em lugar nenhum na Bíblia, o que a bíblia diz é que Deus é fogo consumidor, Hb 12.29.

16. (chavão): Quem não sabe orar, xinga, (porque Deus, ouve e entende)
No culto em que o irmão fez esta declaração bizarra, o povo ainda deu "glória a Deus".

17. (Chavão): Jesus disse: Onde estiverem duas, três ou "mais pessoas" reunidas em meu nome, eu estou no meio deles.
Outra vez não encontramos o registro nas Escrituras de tal declaração, o que está escrito em Mateus 18.20 é: Porque onde estiverem "dois ou três" reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

18. (Chavão): O cair é do homem, mas o levantar é de Deus
É comum o uso dessa frase para animar irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15:17-24).
O texto de Tiago 4:8 mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem. A Bíblia não diz: "Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele". O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem (Pv 24:16; Ef 5:14)!

19. (Chavão): Quem não vem pelo amor, vem pela dor
É verdade que muitas pessoas, depois de passar por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus (Dn 4:30-37; At 9). Entretanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: "O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura" (Pv 29:1).

20. (Chavão): A sombra de Pedro curava
Outra conclusão humana, pois o registro bíblico, não afirma que as pessoas eram curadas, veja o relato: At 5.15 - De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passase, cobrisse alguns deles.

21. (Chavão): Paulo, era casado e o nome da sua esposa era, "Silas"
Para quem pensa que Paulo era casado e o nome de sua esposa era Silas, está totalmente equivocado, pois, "Silas" era um notável membro da igreja cristã, cidadão romano,(At 15.22), e companheiro de Paulo no trabalho do Senhor, At 15.22.27,34,40.

Pr. Ciro Sanches Zibordi

2 comentários:

  1. Oi amigo aceita parceria botei seu banner no meu blog
    bote o meu no seu
    http://tudoparabaixar-gospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Vinícius Graça e Paz.
    Parceria aceita......
    Josiel Dias
    Mensagem Edificante para alma

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...