Cristãos se rebelam no Egito

Clique para AmpliarOs Cristãos Coptas, que representam 6% a 10% dos egípcios, dizem-se discriminados pelos muçulmanos e acusam o governo de ser complacente com atos de violência contra cristão.

Centenas de pessoas entraram ontem em confronto com as forças de segurança do Egito nos arredores de um hospital no Cairo. A manifestação foi um ato de protesto à ação do Exército durante os distúrbios do último domingo, que deixarem 25 mortos - principalmente cristãos coptas - e aproximadamente 200 feridos.

Vários veículos das forças de segurança foram incendiados pelos manifestantes, que acompanharam o funeral dos cristãos coptas mortos nos conflitos do fim de semana.

O conselho militar que governa o país ordenou a criação de uma missão especial para investigar os confrontos do domingo, os quais tiveram início a partir de um protesto cristão contra o ataque a uma igreja copta e foram seguidos por um toque de recolher.

Após as manifestações, o primeiro-ministro egípcio, Essam Sharaf, convocou reunião urgente do governo para debater o tema. Além dele, um dos líderes muçulmanos no país também defendeu um diálogo entre autoridades das comunidades muçulmana e cristã.

Repercussão 
A Organização das Nações Unidas (ONU) e as potências ocidentais também condenaram ontem a violência que se deu entre cristãos coptas e as forças de segurança.

"O secretário-geral está profundamente triste pela perda de vidas no Cairo na noite passada (domingo). Ele convoca todos os egípcios a permanecer unidos e a preservar o espírito das mudanças históricas do início de 2011", afirmou Martin Nesirky, porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Já o presidente norte-americano, Barack Obama, disse estar "profundamente preocupado", acrescentando a importância de proteger a minoria copta e de que eleições sejam convocadas no país para que um novo governo substitua a junta militar que atualmente controla o Egito de forma interina.

"O presidente está profundamente preocupado com a violência no Egito que levou à perda de vidas de manifestantes e de forças de segurança", afirmou o porta-voz de Obama, Jay Carney, que expressou solidariedade por parte dos Estados Unidos "nestes momentos difíceis".

A União Europeia também expressou preocupação pela repressão dos manifestantes cristãos. "Estou muito preocupado, muito alarmado com estes confrontos no Cairo", destacou o ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague.

A ministra espanhola Trinidad Jiménez também expressou preocupação e ressaltou a importância de que a União Europeia apoie o processo de transição política vivido pelo país.

O chanceler de Portugal, Paulo Portas, também indicou posição semelhante. "Todos sabemos que em todo processo de transformação política profunda em uma sociedade há momentos muito complicados", declarou o ministro. De qualquer forma, é fundamental garantir "a liberdade religiosa e o respeito das minorias religiosas".

Complô
Por sua vez, o premiê egípcio afirmou à emissora de TV estatal que os distúrbios fazem parte de um complô contra o país, e apelou pela união nacional.

"O Egito viveu horas difíceis e complicadas", reconheceu Sharaf, pouco após visitar a região de Maspero, onde se realizou a manifestação de coptas que acabou em banho de sangue.

Os cristãos coptas fazem parte de uma igreja que concentra entre 6% e 10% da população egípcia e se consideram discriminados pela maioria muçulmana. Eles criticam o conselho militar no poder de ser complacente com ataques contra cristãos.

Repressão
200 pessoas, aproximadamente, ficaram feridas, no último domingo, durante o protesto de cristãos contra o ataque a uma igreja na região de Assuã.

Fonte Notícias Cristãs 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...