Cristo Redentor completa 80 anos com missa, bolo e megashow no Rio

 
Cristo Redentor vai ganhar uma nova iluminação no aniversário do Rio (Foto: Reprodução / TV Globo)Show da Paz reunirá mais de 20 artistas, escolas de samba e Stacey Kent.
Pela manhã haverá benção e santa missa no santuário do Cristo Redentor.
Um dos principais cartões-postais e símbolo de fé do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor completa 80 anos nesta quarta-feira (12). De braços abertos, o monumento que já recebeu milhares de turistas e celebridades terá uma programação especial para comemorar a data. No calendário festivo há benção especial aos visitantes, bolo de oito metros, além do Show da Paz, com a presença da jazzista americana Stacey Kent, Elba Ramalho, Sandy, entre outros artistas.
O Cristo foi erguido em 1931 no topo do morro do Corcovado. O acesso ao ponto turístico pode ser feito através de um trem especial, partindo do Cosme Velho, vans credenciadas, ou a pé, após uma boa caminhada pelo Parque Nacional da Tijuca.
Em 2007, o Cristo Redentor foi considerado uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, através de uma votação realizada pela internet, organizada pela New 7 Wonders Foundation. Ao todo, 21 monumentos de diversos países participaram da eleição.
Polêmicas em oito décadas
De acordo com a administração do Cristo Redentor, a ideia da construção da estátua começou em 1921. Cinco anos depois começaram as obras de edificação do monumento, inaugurado em 12 de outubro de 1931. O projeto vencedor foi do engenheiro Heitor da Costa Silva, o desenho final do monumento é do artista plástico Carlos Oswald, e a execução da escultura ficou a cargo do francês Paul Landowski.
Ao longo das oito décadas, o principal símbolo do Rio de Janeiro ainda desperta polêmica dos herdeiros dos envolvidos na construção do cartão postal. Parentes de Landowski alegam que ele é o autor da obra, enquanto a família do engenheiro Costa o aponta como idealizador do projeto. A Arquidiocese do Rio é a detentora dos direitos de imagem da obra.
O Cristo Redentor passou por diversas obras de revitalização. Em 2002, o acesso ao monumento foi facilitado com a construção de elevadores panorâmicos e escadas rolantes. Antes, os turistas tinham que enfrentar 220 degraus para chegar até os pés da imagem, que foi erguida a 710 metros do nível do mar.
Em 2009, o Cristo Redentor foi tombado definitivamente como patrimônio nacional. O anúncio foi publicado em 3 de dezembro no Diário Oficial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nesta terça-feira (11), foi publicado um decreto municipal que também determina o tombamento do Cristo. Segundo a prefeitura do Rio, a medida visa preservar o monumento.
Obama e sua família durante visita ao Cristo Redentor (Foto: Reuters)Obama e sua família durante 
visita ao Cristo
Redentor
 
 
Celebridades internacionais
Em março deste ano, durante visita ao Rio, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua família foram conferir o monumento à noite. Na ocasião, eles contemplaram a estátua em silêncio e foram até o mirante olhar a cidade do alto.
Durante a estadia na cidade por conta do Rock in Rio, a caribenha Rihanna também visitou o Cristo Redentor. A lista de celebridades internacionais que já foram ao local é extensa e inclui nomes como os Jonas Brothers, Jim Carrey, Beyoncé, Hugh Jackman, Miley Cirus, John Travolta, entre outros.
Veja a programação especial dos 
80 anos do Cristo Redentor
12 de outubro
No santuário do Cristo Redentor
8h - Benção aos Visitantes
9h30 - Esquadrilha da Fumaça
10h - Santa Missa com Dom Orani João Tempesta
11h30 - Angelus Solene
12h - Inauguração dos Bustos Dom Sebastião Leme e Heitor Da Silva Costa
12h30 - Banda Marcial Dragões Iguaçuanos
13h - Bolo comemorativo de 8 Metros
Show da Paz – Aterro do Flamengo
18h às 22h – A produção pede que o público compareça ao show vestido de branco e leve celulares e isqueiros, para serem acendidos durante a celebração. O registro do show será lançado em DVD e CD. No repertório estão as canções Ave-Maria, Jesus Cristo, Samba de Verão, entre outras composições.
Estão confirmadas as presenças de Alexandre Pires, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, BossaCucaNova, Buchecha & DJ Marlboro, Casuarina, Davi Moraes & Thaís Gulin, DJ Man & Rodrigo Sha, Eduardo Dussek, Elba Ramalho, Eliana Brito & Dunga, Fernanda Abreu, Jorge Aragão, Leila Pinheiro, Marcos Valle, Miúcha, Pe. Omar, Roberto Menescal, Sandy, Sombrinha, Tiago Abravanel e Zeca Pagodinho – e ainda as escolas de samba Beija-Flor e Mangueira, a jazzista americana Stacey Kent e um ballet de 20 bailarinos coreografado por Caio Nunes.

Fonte 
Notícias Cristãs 
informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...