Segundo o IBGE Cresce o números de Evangélicos no Brasil

NOVO CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO EVANGELICA
Na semana em que o Rio foi confirmado como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude - encontro que terá a presença do papa Bento XVI, em julho de 2013 -, o Novo Mapa das Religiões da Fundação Getúlio Vargas (FGV) informa que a proporção de católicos em 2009 foi a menor registrada em quase 140 anos de pesquisas estatísticas no País. Embora continue maioria, a população católica chegou a 68,43% do total de brasileiros, o equivalente a 130 milhões de pessoas. Pela primeira vez a proporção foi menor de 70%.

A pesquisa também apontou estagnação da proporção de evangélicos pentecostais (de igrejas como Assembléia de Deus e Universal do Reino de Deus), que teve grande crescimento nos anos 1990, e aumento do evangélicos tradicionais (batistas, presbiterianos, luteranos, etc). Cresceram também os que se dizem sem religião.
Entre 2003 e 2009, o número de católicos no Brasil caiu mais um pouco, passando a representar 68,4% da população, e o de evangélicos subiu, chegando a 20,2%.
É o que mostra pesquisa feita pelo economista Marcelo Néri, da Fundação Getúlio Vargas, do Rio, com base em dados do IBGE, conforme antecipou o site da Veja.
Os católicos já tinham tido uma acentuada redução nos anos 80 e 90 e se estabilizariam, mas naquele período analisado por Néri voltaram a diminuir e desta vez 7%, portanto cerca de um ponto percentual por ano.
Pela primeira vez, entre os católicos, há mais homens do que mulheres.
Em outras pesquisas já divulgadas, o número de evangélicos estaria mais perto dos 30% da população. Essa variação de índice é normal porque ocorre de acordo com a metodologia usada no cálculo.

Fonte: IBGE 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...