Flamengo x Botafogo: torcidas evangélicas promovem a paz no jogo

Torcidas evangélicas fazem a diferença no ambiente tenso do jogo entre Flamengo e Botafogo, que terminou em 0 x 0 neste domingo, no estádio João Havelange, na capital fluminense.

Fogospel, torcida evangélica do “Fogão” e Fla Gospel, torcida evangélica do Flamengo, foram ao Engenhão em nome da paz.

Para o aspirante a pastor e presidente da Fla Gospel, Mickael Ferreira, de 37 anos, não há lógica em sentir ódio “de querer matar” os torcedores por estarem vestindo camisas diferentes.

“Tentamos passar a mensagem bíblica, de amar ao próximo como a si mesmo”, disse Mickael, segundo o G1.

Hércules, pastor fundador da torcida organizada Fogospel, afirmou que eles pretendem tocar principalmente aqueles que manifestam o desejo de deixar a violência de lado.

Eles distribuem panfletos com hinos dos clubes, escudo, diagramação nas respectivas cores, e salmos e citações para fomentar a paz.

“Gostamos de futebol, mas valorizamos a vida acima de tudo. O ser humano está em primeiro lugar”, afirmou o motorista Bruno Bahiense, de 30 anos, líder do núcleo de Irajá da Fogospel, segundo a mesma publicação.

As posturas dentro do estádio também mudam muito. Não há os usuais xingamentos ou ofensas contra os rivais.

“Não pode mesmo, é contra o que acreditamos. E temos que dar o exemplo. Se tivermos a mesma atitude, ninguém nos dará ouvidos,” ensina Mickael.

O pastor Hércules explica que o palavrão não faz parte do vocabulário evangélico.

“Acompanhamos todos os gritos e cantos, desde que não tenha xingamento ou mensagem de violência. A música para o Jefferson, por exemplo, eu não canto (aquela do ‘é o melhor goleiro do Brasil’)”.

Ao invés de xingar o juíz eles dizem para ele se “converter!”

Para aqueles que questionam o fato dos evangélicos torcerem para times esportivos, o pastor Hércules afirma que não é pecado ir ao estádio e se divertir.

“Gostamos do clube como qualquer outro”.

A torcida Fogospel, por exemplo, declara que serve ao “glorioso Deus dos Céus e da Terra, a Jesus estrela da manhã” e torce para o “glorioso time da Estrela de tantas glórias em sua história.”

“NINGUÉM CALA O NOSSO AMOR POR TI SENHOR!!! E NINGUÉM CALA O NOSSO AMOR POR TI FOGO!!!” clama a organizada, no seu site oficial.

“Torcer com alegria e paz é o que a gente faz!! NOSSA ARMA É O AMOR; NOSSO ALVO É A PAZ; NOSSA FORÇA É A FÉ!”

A torcida é “religiosamente” organizada. Há horário para orar e ir aos jogos é só no sábado. “Domingo é dia de ir na igreja”, afirma o pastor Hércules.

Christian Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...