Rabino aponta que a ‘adoração’ deve ser restaurada antes da vinda do Messias


O rabino David Louis está reunindo esforços para resgatar a essência da música. (Foto: Reprodução/Instituto do Templo)


De acordo com o rabino David Louis, a cantilena (Bíblia cantada) será retida até que os músicos deixem de cantar para ganho pessoal.

O rabino e músico David Louis está reunindo esforços junto ao Instituto do Templo, em Israel, para resgatar a essência da música antes da vinda do Messias. De acordo com ele, é necessário que a adoração seja restaurada para que a profecia bíblica seja cumprida.

Louis relembra que Gaon de Vilna, um sábio da Torá do século 18, disse que a música do templo seria o último segredo a ser revelado antes da vinda do Messias". A profecia está prestes a vir à tona, trazendo a música com ela. A música existe e está esperando por nós”, disse o rabino.

"Temos as ferramentas, mas não estamos explorando-as em seu pleno potencial. O exemplo mais poderoso disso é a cantilena, que nos ensina como cantar a Bíblia. Isto nos ensina muito sobre a musicologia da Bíblia", acrescentou Louis.

Na visão de Louis, esse processo já está sendo iniciado. "Assim como temos uma experiência profética quando dizemos ‘Shemá Israel’ e nos unificamos com Deus, os músicos serão capazes de fazer isso usando a cantilena. Mas as pessoas não estão explorando isso. Isso permanecerá retido até que as pessoas façam isso sem ganho pessoal".

Louis explica que a música do templo só pode ser alcançada dentro de uma mentalidade que permita a existência simultânea da individualidade e da coletividade.

“Os judeus são extremamente individualistas: cada um completa um mundo em si mesmo. No entanto, todos nós temos que, igualmente, pertencer ao povo judeu. Em termos musicais, isto significa que somos capazes de misturar duas técnicas musicais opostas, a composição, uma coesão com o todo, combinadas com a improvisação e a liberdade individual de expressão", disse ele.

Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...