Salvos por um fio

Não existe salvação se nós não reconhecermos Deus como o nosso Salvador, Libertador.
“Seja como vocês disseram, respondeu Raabe. Assim ela os despediu, e eles partiram. Depois ela amarrou o cordão vermelho na janela”. Josué 2:21

O exército de Israel estava traçando estratégia para invasão e destruição da cidade de Jericó, mas antes Josué envia dois espias para ver como era a segurança da cidade e analisar a forma de invasão. Como faria os espias para não serem notados pelo exército inimigo? Onde eles poderiam se esconder? Nesse momento da história entra em cena uma mulher por nome Raabe.

A Bíblia não diz, mas eu posso imaginar o porquê daqueles espias ter ido justo para a casa de Raabe, eu penso que pelo menos dois motivos; primeiro por ela ser prostituta, e se alguém visse eles entrando na casa dela não levantaria tanta suspeita. Segundo a posição da casa de Raabe que ficava por cima da muralha, facilitando uma possível fuga repentina caso fossem descobertos. Mas eu gostaria apenas de falar das atitudes de Raabe.

Essa mulher esconde tais espias e reconhece a soberania do Deus de Israel e por isso, não só ela, mas todos de sua casa foram salvos da destruição de Jericó. A Fé e a atitude de Raabe fez toda a diferença. Mediante isso o Apostolo Paulo coloca Raabe entre os heróis da FÉ. (Hebreus 11:31)

O que podemos aprender com Raabe? Pelo menos quatro atitudes dela nos ensina uma lição. Vejamos:

1ª Atitude: Reconhecer o Deus de Israel.
“Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra” (Josué 2:11). Não existe salvação se nós não reconhecermos Deus como o nosso Salvador, Libertador.

2ª Atitude: Aceitar imediatamente a salvação proposta por um acordo.
Os espias fizeram um acordo com Raabe e deram-lhe uma marca, um sinal, era um tipo de segredo entre o exército de Israel e a casa de Raabe. Um cordão vermelho (Fio de escarlate) deveria estar pendurado pelo lado de fora fazendo distinção entre a casa de Raabe e as demais casas de Jericó.

Assim que os espias foram embora, ela imediatamente colocou por fora de sua casa a marca, o sinal da salvação, o “ Fio de escarlate”. Raabe poderia deixar para colocar essa marca na última hora, quem sabe quando o exército de Israel tivesse chegando para sitiar Jericó, mas Raabe não deixou para depois. Os espias não disseram o dia, nem tampouco a hora que Jericó seria destruída, por isso ela garantiu a salvação imediatamente.

3ª Atitude: Interceder e buscar a salvação de seus familiares.
“Jurem-me pelo Senhor que, assim como eu fui bondosa com vocês, vocês também serão bondosos com a minha família. Deem-me um sinal seguro de que pouparão a vida de meu pai e de minha mãe, de meus irmãos e de minhas irmãs, e de tudo o que lhes pertence. Livrem-nos da morte” (Josué 2:12-13).

Raabe coloca todos os seus parentes dentro de sua casa e fecha a porta… Todos deveriam estar dentro da casa de Raabe. Os espias fizeram uma advertência: Todos que saírem para fora desta porta, não nos responsabilizaremos, ou seja, a salvação de Raabe e deu seus familiares estava condicionado a estar dentro da casa, dentro daquela porta (Josué 6:17-18-19).

4ª Atitude: Levar a mensagem do Reino a todos da família.
Estas atitudes de Raabe salvou não só ela, mas todos os seus familiares que aceitaram sua mensagem, ACEITARAM A MARCA e permaneceram dentro da casa, dentro da porta.

Antes da destruição de Jericó, Raabe e seus familiares foram retirados sãos e salvos, pois os mesmos se mantiveram firmes dentro da casa. Foram salvos pelo fio de escarlate.

Conjecturando o Texto

Hoje a casa de Raabe é o Evangelho, o cordão de escarlate é o sangue de Cristo, todos que tem essa marca, serão salvos da destruição e do castigo eterno. A porta é Jesus, pois Ele mesmo disse: “ Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens (João 10:9).
Não há salvação fora do Evangelho de Cristo. Não há salvação fora da porta chamada JESUS.
Hoje os espias são os profetas, evangelistas, mensageiros que pregam em tempo e fora de tempo, anunciando a salvação a todos. Podemos comparar esse mundo como Jericó que está prestes a ser destruído.

O que fazer para se salvar???

1º Acreditar no Deus de Israel, reconhecer Suas maravilhas, reconhecer Seu poder. Reconhecer que não há outro deus além do Deus de Israel.
2º Aceitar imediatamente a Salvação, não deixar para última hora, colocar sobre nós a marca “cordão de escarlate (Sangue de Jesus) ”, que nos purifica de todos os pecados.
3º Interceder pelos familiares. Assim como Raabe intercedeu pelos seus familiares, devemos também interceder a Deus para que todos sejam alcançados
4º Falar desse reino e salvação para os nossos familiares. Ser evangelista deles, pois, a promessa de salvação é para todos os nossos familiares. “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”. (Atos 16:31)

Um dia, esta Jericó (este mundo) será destruída, mas aqueles que entraram pela porta e tem a marca de Cristo e estão dentro da casa (Evangelho) serão arrebatados, levados por Jesus e participarão de um Reino onde haverá Justiça e Paz.

Ouçam os espias, “ Evangelistas, pregadores do Evangelho”; aceitem a Marca do sangue de Cristo, pois essa é a garantia de purificação de todos os nossos pecados. Não deixe para depois a oportunidade da Salvação. Amanhã poderá ser muito tarde!

Pb Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...