Procurando sempre o primeiro lugar.

Mateus 23:6 E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, 

Certa ocasião, eu passei em uma certa agência Bancária e vi uma enorme fila de idosos, era de se espantar se este horário fosse o horário normal da agência. Mas esta grande fila era simplesmente as 06:00 da manhã. Fiquei me perguntando: Porque desta fila tão cedo? Como estes idosos, tendo à preferência de atendimento, e caixas exclusivos para eles, insistem em ficar em uma fila interminável?

Por ventura a Agência Bancária não funciona o seu expediente normal? Porque esta pressa, se eles tem o dia todo e às vezes a semana livre para receberem seus pagamentos? Ou resolverem alguma pendência bancária?

Observei que em outras agências também era da mesma forma, filas e mais filas bem cedo. De uma certa forma ficamos inconformados por tanto descaso com os nossos idosos e o atendimento que deveria ser melhor do que eles merecem. Mas o problema é que todos querem ser o primeiro da fila. Alguns chegam as 05:00h simplesmente para ser o numero um, outros nem dormem, pois sofrem de insônia e já aproveitam a oportunidade ficando na fila. 

Se nós perguntarmos a qualquer gerente de banco porque esses idosos estão bem cedo na enorme fila, escutaremos do gerente uma só resposta: todos “eles” querem ser o primeiro da fila. Sabe porque existem filas? Simplesmente porque todos nós, independente de sermos idosos ou não, queremos ser o primeiro. Basta observarmos em dia de eleições, o local de votação abre às 09:00 e fecha às 17:00, mas às 06:00 da manhã pessoas já se acumulam e se apertam em uma grande fila, a maioria deles são “idosos” que até não são mais obrigados a votar, mas fazem questão de serem o primeiro a apertar a tecla da urna eletrônica. Porque existem filas hem? 

Particularmente nós não suportamos filas, mas temos que ficar nelas, pois simplesmente algumas centenas de pessoas foram mais rápidas e chegaram primeiro que nós. 

Embora eu não goste de filas, não tenho nenhuma “obsessão” por estar sempre em primeiro lugar. Existem pessoas que simplesmente não admitem estarem em segundo lugar na fila, só ficaram satisfeitas se forem o número um, em todos os aspectos. 

Amam os primeiros lugares nas festas, amam olharem para trás e verem uma multidão atrás dele. Sentem um maior prazer em olhar para aquele que é o vigésimo da fila, e olha com um olhar de alegria por estar na frente dele. Existe uma cultura em nós brasileiros, pois fomos educados principalmente no esporte, que não estamos satisfeitos se não formos campeões. As copas passadas retratam bem isto. 

A insatisfação de ficarmos em segundo lugar na copa. Para nós brasileiros não existe o vice-campeão, simplesmente o segundo lugar para nós é desprezado, em muitos casos saímos como perdedores, a ponto de virar motivo de piada, os vascaínos que os diga: Como sofreram por serem vice campeões por algum período. 

Levamos isso do esporte e aplicamos muitas vezes em muitas áreas, ficamos chateados por não chegarmos em primeiro.

Eu não quero aqui censurar os primeiros lugares, nem a pessoa que é o primeiro da fila, nem mesmo os campeões, eu não vejo nada de errado, mas o que escrevemos em seu contexto de toda esta história de fila, e de primeiro lugar e censuramos as convicções erradas de pessoas, e até mesmo nós, por estarmos em primeiro lugares, e acharmos que somos superiores aos demais da fila.. 

Outro dia fiquei também me perguntando: Porque os assentos de uma aeronave existem valores diferentes se todas elas vão ao mesmo destino? Qual a diferença das primeiras poltronas das últimas? Nenhuma diferença há, a não ser algumas pessoas que sentam nelas acharem superiores aos da segunda e terceira classe que sentam no fundo da aeronave. .Já viajei tanto na frente como atrás, em todas as viagens eu cheguei ao meu destino, tanto pagando tarifa promocional ou não.

O que podemos aprender com toda esta historia de fila e de pessoas que gostam de estar na frente, de primeira classe e etc? O que a palavra de Deus fala sobre a superioridade dentro de seu povo sua igreja? O que lemos sobre acepções de pessoas? Glória a Deus, pois Deus não vê como o homem vê.

O Senhor Jesus censurou por várias vezes tanto os discípulos como os escribas e fariseus, por amarem os primeiros lugares e agirem como os melhores e superiores desprezando os demais. Lucas 22:24-27.

E Fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas dos seus vestidos. E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, Mateus 23:5-6.

Olhe o que Jesus pergunta e ensina aos seus discípulos: Querem ser os primeiros? Sejam, portanto os derradeiros, pois aquele que se humilhar será exaltado. Aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado. 

No Reino de Deus não tem privilégios, não existe primeira classe nem aquela classe econômica que só sobrou à parte traseira do avião. Tanto faz os que estão na frente da fila como os últimos, tanto os primeiros como os derradeiros são tratados de iguais modos por Cristo, pois nele não há acepção de pessoas. Aliás, vemos alguns exemplos de pessoas que estavam simplesmente atrás de todos, serem atendidos por Cristo, outros que nem estavam na fila receberem o favor divino à resposta de sua procura. 

Zaqueu, o Publicano, simplesmente tinha uma multidão em sua frente, a ponto de ter de sair do final da multidão subindo em uma árvore, mas teve o que tanto procurava. 

Eu fico imaginando os que estavam na frente o que não pensaram de Zaqueu (Ilustração minha): “Este homem estava lá atrás e foi atendido primeiro que nós que estávamos em sua frente” Houve até uma murmuração por ter Cristo dado a oportunidade a Zaqueu e ter ido para sua casa. Lucas 19:1-9. 

A mulher Cananéia simplesmente faz com que Cristo quebrasse o protocolo da fila. Quando Cristo diz para ela: Primeiro tenho que saciar os filhos, porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos. Ela, porém respondeu e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem debaixo da mesa, as migalhas dos filhos, Marcos 7:27-28. 

Por esta palavra àquela mulher Cananéia conseguiu o que havia pedido: “a libertação de sua filha endemoniada”. Estava ela saindo talvez da ultima posição e sendo atendida em primeiro lugar, por sua fé e devoção ao Senhor. 

Em termos gerais vemos que todos nós “gentios” estávamos em segundo plano, pois o Senhor veio primeiramente para os Seus. Mas “glória a Deus” e seu favor imerecido, saímos do final da fila e fomos incluídos como povo seu, através da Graça. Fomos agraciados por este amado Senhor.

Somos todos iguais diante de Deus, ele não faz acepção de pessoas. Devemos copiá-lo e saber que se estamos em pé, “a gloria é Dele” e não nossa.

Se estivermos em lugar de destaque devemos lembrar sempre, que pela graça de Deus estamos ali, não por nós mesmos. 

Não sei qual a sua posição na fila, não importa lembre-se o Senhor está pronto para te atender. O protocolo da fila está pronto a ser quebrado, talvez você pense ser o último, mas gostaria de te dizer: Os últimos serão os primeiros.

Por Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...